Faltam apenas 9 dias para findar novembro. Continua chuvoso. Aquela chuvinha gostosa de que já falei. Molhar a terra, para que dela brotem vidas.
Novembro! Cheio da Graça de Deus e da beleza que Ele, Deus, nos dá.
Não são mais os ipês que enfeitam a cidade. Agora são as bouganvilles que dominam a paisagem com suas cores vibrantes. São roxas, rosas e até amarelas. Em qualquer parte da cidade lá, estão elas exuberantes, lustrosas, seja em um pequeno espaço de canteiro, ou em um jardim bem cuidado, luxuoso.
Parece que são para tornar mais festivos os dias dedicados à Virgem Mãe dispensadora de todas as Graças.
Dia 27 é dia d’Ela – Senhora das Graças. Como nós te amamos, oh! Mãe!
Desde o dia 16, estamos comemorando com Missas e Novenas, esse evento católico.
Para tornar mais solene a Celebração, Padre Rogério convida os padres que ordenaram sacerdotes, com ele, em 2009 e outros que são seus amigos.
Dia 16, primeiro dia da Novena, a Nossa Senhora das Graças, foi presidida por Padre Josalan, Pároco em Cana Verde. Bela e Proveitosa Homilia.
Padre Josalan já foi nosso vigário. Sempre lembrado e muito querido por todos nós.
No segundo dia as celebrações foram presididas por Padre Hemerson, vigário da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões, colega de Ordenação de Padre Rogério. Gostamos muito da Missa celebrada por ele.
No terceiro dia, foram oficiadas, missa e novena, pelo Padre Iury, o mais recente padre da Diocese. (Recente, aqui, quer dizer. O mais novo). Padre Iury enfeita suas missas, com cânticos religiosos. Uma graça.
No quarto dia, dia 19, 2ª feira, tivemos o prazer de rever Padre Jorge, com seu carisma alegre presidindo as celebrações. Veio de Carmópolis, onde tem seu Pastoreiro para rever a Santa das Graças (oh! Maria concebida…) e receber e retribuir os abraços de cada amigo. Amei ver Padre Jorge. Gostei mesmo, ou melhor, gostamos. Durante 3 anos Padre Jorge foi o Pároco da Paróquia das Graças.
No quinto dia, terça-feira, 20, outro colega de ordenação de Padre Rogério. É o Padre Pedro Carapina, da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Oliveira.
A Igreja superlotada. Altar em branco, com flores novas, estava lindo. Padre Pedro, celebrante. Padre Rogério, fazendo as obrigações de dono da casa.
Os seminaristas Luiz Eduardo e Marcelo Henrique, ótimos ajudantes.
Os coroinhas vigilantes e espertos.
Até aqui, participei de todas as cerimônias.
Hoje, quarta-feira, dia 21, 6ª dia da Novena, será Padre Thiago o responsável pelas celebrações.
Padre Thiago, também é colega de Ordenação de Padre Rogério.
Padre Thiago fez seu diaconato aqui em Perdões e aqui foi sua 1ª Paróquia.
2 anos em Perdões. Transferido para Oliveira, para ser o Reitor do Seminário. Deixou em Perdões, saudades e amigos.
Dia 22, quinta-feira, 7º dia da Novena, será celebrante o Padre Claudiney Teixeira, Pároco atualmente em Santo Antônio do Amparo.
8º dia da Novena, 23, sexta-feira, as comemorações estarão entregues ao Padre Rogério, que é o Pároco da Paróquia das Graças, está muito admirado e querido.
9º dia da Novena, 24, sábado.
Como você já recebeu o Jornal VOZ, que é distribuído aos sábados, pode ver. É um convite da Paróquia de Nossa Senhora das Graças e o celebrante Padre Adenir, zeloso Pastor da Paróquia do Senhor Bom Jesus – Perdões.
Nossa Senhora das Graças ficará imensamente contente com sua presença e ainda distribuirá Graças em você também.
Dia 25, domingo, é a grande Festa. Para que não percamos, essa grande Festa “Gloriosa” cheia de Graças, Amor e Fé, estou colocando a Programação:
8h30min – Celebração Eucarística – Benção da semente e sol
10h – Leilão de gado e prendas. Barraca com venda de macarrão na chapa e tropeiro
12h às 14h – Reza do Santo Rosário
12h – Reza dos Mistérios Gozosos – Escola Edmundo Rezende.
12h30min – Reza Mistérios Luminosos – E.E.Elvira Lopes.
13h – Mistérios Dolorosos – CRAS II – Casa da Família.
13h30min – Mistérios Gloriosos – PSF – Bairro Nossa Senhora das Graças.
15h – Ofício da Imaculada Conceição. Benção da água e objetos religiosos.
18h – Procissão e coroação.
Dia 26 – 2ª feira – Reza das 1000 Ave Marias na Matriz.
Dia 27 – Terça-feira – Dia da Excelsa Padroeira.
11h – Celebração Eucaristica na Matriz, Exposição do Santíssimo para adoração, até à noite.
Vamos aproveitar esse importante momento de graças na vida da comunidade, na vida da Paróquia, na vida de Perdões, na vida do Brasil e do mundo, porque estamos vivendo um tempo de incertezas.
Nossa Senhora das Graças, ajudai-nos. Vós que sois a Mãe de Deus e nossa.
Amém! Amém! Amém!
Em tempo – desejar coisas boas, não precisa ter o tempo ou o dia certo. Por isso, desejo a Regina (VOZ) e ao João meu neto(Melca), tudo que de bom possa acontecer na vida deles. Beijos, abraços, parabéns e felicidades.
Vó Alba
por Alba Rezende Bastos ( D.Iaiá)