108 anos de Perdões: ‘‘Nossa gente, nossa história’’

9 de fevereiro de 2021 13:09 733

Vou falar, hoje, sobre um grande perdoense que além de ter um nome bem conhecido, Gabriel Andrade Pereira, era mais conhecido ainda pelos carinhosos apelidos, ”Bié da farmácia” ou ”Bié da D.Chiquita”. O apelido era usado conforme o que a pessoa desejava. Se era remédio, ou consulta, era o Bié da farmácia. Se era para um baile, um passeio, um churrasco, era o Bié da D. Chiquita.

Vai mais um apelido: ”Bié Só ” filho do Tabelião Erasmo Pereira e Francisca Andrade Pereira, professora do Grupo Escolar Otaviano Alvarenga e Colégio Professor Gomide. Desde pequeno o Bié, brincava de médico, apalpando o coração das pessoas, fazia curativos, aplicava injeções, usado os coleguinhas como pacientes. Era um gosto ver o Bié trabalhando. Como o Dr. José Modesto Sobrinho, viu o jeito carinhoso do Bié tratar os pacientes, resolveu levá-lo para Belo Horizonte, onde tinha sua farmácia. Com 14 anos de idade, lá foi o Bié para Belo Horizonte, onde permaneceu até os 18 anos, quando voltou a Perdões, para trabalhar na Farmácia Sá Fortes de propriedade de Pedro Capitalucci e de Dr. Manoel Sá fortes (pai de Manecão)
Em Belo Horizonte atendia de preferência as crianças que o adoravam.
O seu gênio era maravilhoso. Gostava de dançar, cantar e representar as peças teatrais apresentadas por sua mãe, a querida e talentosa D Chiquita.
Em Belo Horizonte tinha um ambiente muito agradável, tomava parte nos melhores eventos. Coisa importante naquele tempo. Ser amigo de misses e Bié era amigo de Astorina Brasil, Miss Minas Gerais.

”Caridoso”. Mesmo nos domingos, Bié da farmácia levava para casa amostras grátis de remédio, porque sabia que seus amigos doentes iriam lá pegar. Amante do esporte, ajudou na construção do campo de futebol do Independente.
Torcedor incondicional do Botafogo (Rio) e do América MG. Costumava ir ao Rio e BH, para ver os jogos desses times.
Em 28 de maio de 1947, casou-se com a professora Ana Rezende Pereira e desse matrimônio tiveram 3 filhos. Gabriel, veterinário, reside em Montes Claros (saudades). Temos notícias diariamente do Gabriel, pela internet. Aquiles, aposentado pela Cemig, voltou ao ninho antigo. Perdões. Virgínia, é dentista, tem 3 filhos e mora em Uberlândia.
Bié da D Chiquita, pelo gosto imenso pelas festas, baile principalmente, foi o sócio fundador do Cacique Clube de Perdões, número 78.
Bié deu um grande impulso ao esporte e socialmente, a Perdões.
Bié faleceu durante a copa do mundo de 1974, aos 63 anos de idade.
Que o anjo São Gabriel seja até hoje e sempre, o protetor de Bié.
Amém! Amém! Amém!

No meu calendário Afetivo
Que por motivos diversos merecem meus votos de felicidades, de amor e fé: Maria Helena e Vicente Castro, Margarida Rezende, José Valter, Ana Nery, Dr. João Carlos, Iara.
Para o Jorge que se tornou meu primo, por haver se casado com Lili, peço a Deus e São Jorge, que recebam minhas preces.
Amém! Amém! Amém!

Compartilhe este artigo