18 de maio- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

21 de maio de 2021 12:53 195

Neste dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, em que se ressalta a responsabilidade em que todos devem estar ligados nos comportamentos das crianças e adolescentes, mas não só nesta respectiva data e sim no dia-a-dia.
Infelizmente os dados estatísticos sobre a violência sexual infantil ainda assustam no Brasil. A cada oito minutos, uma criança é vítima. A todo momento, escândalos de abuso sexual infantil nas redes nos mostram o quanto a infância é vulnerável e necessita de proteção. Por isso, a luta continua.
Sendo assim, nós, do Conselho Tutelar, precisamos levar a conscientização da importância de denunciar. Precisamos romper este ciclo de violência e proteger as nossas crianças e adolescentes. Lembrando que a maioria dos abusos acontece dentro de casa por pessoas consideradas de confiança da família.
Por isso, estar atento e manter os cuidados com crianças e adolescentes é um dever de todos, inclusive, cabe ao adulto o papel de orientação e acolhida. Sabemos que a prevenção do abuso sexual não é tarefa fácil, mas pode ser realizada através de pequenas atitudes, como:
-Conversar com a criança sobre as partes íntimas do corpo;
-Explicar sobre os limites do corpo;
-Incentivar a criança a conversar com você;
-Estar atento com quem o seu filho tem contato e o que está fazendo;
-Identificar os possíveis sinais de abuso e principalmente, DAR VOZ a eles.

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a DENÚNCIA, que pode ser feita por meio do Conselho Tutelar.

Rafaela Roldão
Presidente do Conselho Tutelar em Perdões

Compartilhe este artigo