No dia 14 de setembro de 2021 foi realizado na Câmara Municipal de Perdões-MG o 1ºFórum Intersetorial de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas de acordo com a deliberação CIB/SUS/MG nº2.568, de 18 outubro de 2017, que institui os fóruns interseroriais de caráter permanente nos municípios a fim de discutir e construir Políticas Municipais de Saúde Mental, álcool e outras drogas.
O Fórum tem caráter consultivo e faz articulação com a Rede Intersetorial – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esportes, Cultura, Segurança Pública.
Estavam presentes: Prefeito Hamilton Resende Filho/Teco; vice-prefeito Marco Antônio Lopes/Totonho; presidente da Câmara, Florisvaldo Diniz/Flori; secretário de Saúde, Jeferson Almeida/Jefinho; diretora do Cersam, Vera Bartels; médica do Cersam, Dra.Laura; secretário municipal de Desenvolvimento Social, Diego Freire; secretária municipal de Educação e Cultura, Jaqueline P. Carvalho; secretária municipal de Esporte e Lazer, Lívia Bastos; representantes do Departamento de Cultura; coordenadoras da Atenção Primária (Elaine) e CRAS 2 (Mireli), representante do Conselho Tutelar, Reny; representantes do Projeto Vida Nova, D.Cleuza e Jeremias; Pastor Valdeci; Tião Hélio; Padre Rogério; Tenente da PM Leandro; Tenente da PM Márcio; representante dos familiares do Cersam, Magda Marley; representante dos usuários do CERSAM, Vinícius; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Jeverson Mendes; supervisora institucional, Valdene Amâncio e representante da Vigilância Sanitária, Isabela.
Como o encontro foi semipresencial, estiveram presentes de forma remota, a equipe do CERSAM, a equipe da Assistência Social e APAC.
O objetivo é criar um espaço mensal de troca de saberes para construção do Plano Municipal de Saúde Mental de forma dinâmica e coletiva, afim de traçar estratégias para garantir a Cidadania e Contratualidade das pessoas; assim como melhorar os determinantes sociais da Saúde, através de sua Promoção. Outro objetivo, neste 1º Encontro, é a retomada do COMAD – Conselho Municipal Antidrogas, pautado pelos princípios do SUS, do SUAS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Na ocasião foi entregue, pelo prefeito Teco, as chaves de um veículo 0 km para o Cersam.
O prefeito também garantiu que o lote para a construção da sede própria do Cersam será disponibilizado pela Prefeitura
De forma remota, conversou conosco o Redutor de Danos, Domiciano Siqueira, sobre os vários olhares envolvidos no objeto droga.
Nota da editora: dados colhidos com Vera Bartels
Fotos: Regina Bertoni