A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras (6ª Cia PM MAmb) efetuou uma grande operação, culminando com a prisão de 9 homens, recolhimento de material de pesca e peixes. Eles estavam cometendo o crime de pesca na área permanentemente proibida do Rio Grande no município de Ribeirão Vermelho. As prisões aconteceram na manhã de 08 de maio, sábado.
O ato criminoso dos autores provoca um prejuízo direto à fauna ictiológica e ao patrimônio natural de toda a população. Essa modalidade de crime, onde o autor se apodera do capital natural da população e ganha dinheiro de forma ilícita, só acontece porque há pessoas dispostas a comprar ou consumir o produto ilícito. Além de fomentar o crime, a pessoa que compra e consome esse pescado está colocando sua vida em risco, uma vez que não é raro, nas apreensões que são feitas, os peixes estarem impróprios para o consumo humano, devido aos fatores de higiene, manipulação inapropriada e refrigeração.
Com os autores, foram apreendidos 08 molinetes, 05 varas de fibra e 22 varas telescópicas. Ao todo, foram recolhidos 20,6 quilos de pescado da espécie piapara. Os autores, bem como todo o material, exceto o pescado, foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Lavras, sendo ainda lavrado os devidos autos de infração ambiental em desfavor dos autores.
O pescado apreendido foi refrigerado e passará por análise avaliativa da vigilância sanitária de Lavras. Caso esteja apropriado para o consumo humano, será doado para instituição filantrópica. Caso esteja impróprio ao consumo humano, será descartado de maneira ambientalmente correta.
O crime cometido pelos autores está capitulado pela Lei Federal 9.605/98 e Decreto Estadual 47.383/18. A Portaria 093/2004 do IEF define a área da ponte rodoferroviária de Ribeirão Vermelho até a usina do Funil como área permanentemente proibida a toda modalidade de pesca.
Não fomente o crime. Adquira o pescado de locais devidamente registrado de onde você poderá ter a segurança de um produto de qualidade para você e sua família. Adquirir pescado, mais barato, sem comprovação de origem, pode lhe causar problemas de saúde. O crime persiste quando nós o fomentamos.
*Informações ou denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected].*_
Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!_
Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida. 2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG.
Dados: Meio Ambiente Notícias