Detalhes

28 de dezembro de 2020 14:23 459

Quando sentei para escrever este texto, muitos assuntos surgiram na mente. Em meio a tantos pensamentos, me perdi lembrando uma plantação de girassóis. E você, claro, concordará comigo, um girassol é bonito, mas quando são muitos é radiante. O mais encantador neles e nos ensina muito é que sempre seguem o giro do sol, e na falta dessa luz natural voltam-se uns para os outros.
O jardim torna-se mais atraente quanto maior for à diversidade de espécies, e como a natureza é bondosa nesse aspecto, esta página seria insuficiente para tantas flores.

Toda e qualquer árvore frutífera ao produzir frutos, é capaz de alimentar os mais diversos pássaros, animais e até nós, seres humanos.
Com a floresta não é diferente, quanto maior for sua biodiversidade, maior o impacto para todo e qualquer ser vivo.
Você deve estar pensando o quanto óbvio são essas questões, porém por causa da nossa rotina nós não atentamos para pequenas coisas, mas que fazem diferença em nosso existir. Portanto, a natureza nos oferece tudo espontaneamente e ela nos instrui a viver coletivamente, apesar de parecer uma frase clichê, ela é exemplar no que quesito unidos somos mais.
Então, no resgate das lembranças vividas neste ano de 2020, principalmente, por ser um ano de penumbra, ao buscarmos ser luz na vida das pessoas, o brilho é coletivo.

E nossa existência apenas será completa por meio da convivência diária com outros seres. Logo, me transformo com as parcerias diárias e fica aqui meu agradecimento à Secretaria de Assistência Social, EMATER, IF Bom Sucesso, diretoria e associadas da AMAGRI e a Mundo Cênico. Não podia esquecer a equipe do Jornal Voz que me proporcionou a oportunidade de ser parte dele e chegar até você.

Então, aonde quer que vá, seja luz!! E na falta desta atente-se para quem está ao seu lado, talvez ela só precise de um abraço, mas em tempos de pandemia um olhar sincero e de esperança.
A AMAGRI deseja a todos e todas – boas festas e um próspero ano novo!

*Jucilaine Neves Sousa Wivaldo
Colaboradora Voluntária Da Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões-MG.
Assistente Social Secretaria Municipal de Perdões-MG
Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão – UFLA
Pesquisadora no Programa de Extensão Observatório de Políticas
Públicas da Universidade Federal de Lavras.

Compartilhe este artigo