No dia 20 de fevereiro, sábado, a Associação de Fomento Artístico e Cultural Mundo Cênico recebeu em sua sede uma visita muito especial: Zeca Novais, empreendedor sociocultural e idealizador do projeto Lona na Lua, da cidade de Rio Bonito – RJ.
O Lona na Lua é uma associação cultural e social sem fins lucrativos que atua há quase 12 anos e conta com o apoio do Criança Esperança. Ela vem oferecendo a crianças e jovens oficinas de teatro, música, dança, circo e produção audiovisual.
Zeca Novais veio a Perdões a convite de Bruno Costa, gestor cultural da Mundo Cênico, para dar uma palestra de capacitação a toda equipe da Mundo Cênico sobre gestão de uma instituição, funcionamento administrativo, jurídico e financeiro, além de participar de um bate papo descontraído com todos os presentes.
“O Mundo Cênico nos dá uma lição: A arte sempre vence.
Imagine o cenário: Perdões é mais uma cidade brasileira onde não há teatro municipal ou cinema. É importante considerar e levar em conta que esta é uma realidade do país. Como exemplo, apenas 8,7 % dos municípios possuem um cinema. E estes, em sua maioria, estão localizados em cidades de regiões metropolitanas.
A desigualdade na democratização do acesso à cultura é indecorosa. Milhões de brasileiros nunca viram uma tela gigante exibindo um filme, outros milhões nunca assistiram uma peça de teatro. E é aí que a Mundo Cênico mostra a que veio.
Criada a partir de um sonho que somente os loucos têm, a instituição apresenta um universo de possibilidades a crianças e jovens de Perdões, simpática cidade mineira de povo hospitaleiro com pouco mais de 20 mil habitantes.
Entrei num ônibus no Rio de Janeiro e viajei 9 horas. Encontrei uma casa colorida no meio de mais um município brasileiro sedento por arte. Vi adultos, crianças, jovens e idosos. Juntos, num compasso só, com olhos de amor e sonhos. Também encontrei dor. É aquela dor que só quem sangra e sofre pelo que ama carrega no coração. Há suor e lágrimas. E vida. Muita vida ali. A sede do coletivo é um brinde a essa loucura tão certa. Tão absolutamente verborrágica, ingênua e bonita, que emociona qualquer pessoa que pise ali.
A potência da Mundo Cênico está escancarada, exposta para quem quiser ver, amarrada por um laço de fita e guiada por uma estrela que insiste em brilhar no teto sobre cabeças de artistas criativos e orgânicos que riem e choram todos os dias por um sonho em comum.
Perdões-MG tem sorte de contar com a Mundo Cênico. E eu também. Por ter visto o início deste movimento tão potente, que em breve vai encher de orgulho toda a Minas Gerais.” Zeca Novais, empreendedor sociocultural e idealizador do Lona na Lua
“Todos precisam conhecer a grandeza de Zeca! Esse garoto transformou a realidade de uma cidade inteira ao armar uma lona de circo e oferecer acesso à arte e à cultura. Nós esperamos muito por esse encontro cheio de afeto, coragem e reconhecimento. Zeca expandiu os nossos olhares e nos fez fortes. Temos a certeza que a Mundo Cênico colherá muitos frutos deste encontro. Infinita gratidão pela nobreza e generosidade do fundador do Lona na Lua.” Bruno Costa, gestor Cultural da Mundo Cênico.
A Instituição ficou muito honrada e agradecida pela visita de Zeca Novais, pela parceria e por todos os seus ensinamentos.
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o apoio do Mirante- Estação Gastronômica.
Por Assessoria de Comunicação/Mundo Cênico