No dia 20 de maio, quinta-feira, a Equipe do GEPAM da 6ª CIA PM MAmb, na execução da operação CENTURIÃO III, patrulhando a zona rural de PASSA TEMPO, a fim de coibir crimes, visualizou um veículo suspeito, tendo abordado a GM CHEVROLET D20, com os faróis apagados, e constatado que, na carroceria do veículo, havia carne de um bovino que foi abatido, na zona rural, na propriedade do condutor do veículo.
Diante da situação, foi realizada a fiscalização e constatado que o abate havia sido realizado sem observância das condições estabelecidas pelos órgãos competentes, bem como não possuía selo de qualidade emitido por órgão sanitário, sendo toda a carne apreendida, evitando, dessa forma, a destinação ilegal ao comércio e consumo humano.
Em decorrência do abate clandestino, do transporte irregular e do péssimo acondicionamento do produto final, o autor foi preso em flagrante por praticar CRIME contra as relações de consumo, LEI Nº 8.137/1990, sendo conduzido juntamente com os materiais apreendidos: 01 MACHADO; 01 TALHA (usada para suspender o animal) para a Delegacia. Já os 500 KG DE CARNE BOVINA, foi avaliada pela Vigilância Sanitária e constatada imprópria para consumo, assim, foram descartados de forma ambientalmente correta no aterro sanitário da cidade.
A Polícia Militar de Meio Ambiente orienta ao consumidor que sempre solicite ao fornecedor o selo de inspeção sanitária das carnes, bem como a devida Nota Fiscal dos produtos, pois é um instrumento de garantida e comprovação de procedência do produto adquirido. E no caso de alguma intercorrência, é a prova da origem, e meio por qual se pode acionar à justiça, visando uma reparação.
Informações ou denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected]./ Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. Nossa profissão, sua vida. 2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG.