No dia 28 de julho, às 19h, no espaço da Câmara Municipal de Perdões foi realizada pela Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões – AMAGRI a ‘live’ com palestras sobre o tema: A importância da mulher para a produção de alimentos.
O evento ocorreu numa data muito significativa: Dia do Agricultor.
A abertura ficou a cargo da presidente da AMAGRI, Luciana Arriel, que agradeceu a todos pela parceria e pelo apoio em prol da valorização do trabalho da mulher no campo.
A seguir passou a palavra para Danielle Baliza, mediadora da ‘live’. Ela é professora adjunto no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Bom Sucesso, graduação em Engenharia Agrônomica, mestrado, doutorado e pós doutorado em Fitotecnia pela UFLA – Universidade Federal de Lavras, – desenvolve projetos de pesquisa e extensão inovadora principalmente nas áreas Mulheres Rurais, Relações de Gênero, Cafeicultura, Tecnologias e Proteção ao Meio Ambiente; atualmente desenvolve um trabalho voluntário na Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil, como diretora de pesquisa.
Foram três convidadas para essa live: Josiane Cotrim, Silvana Novais e Roseana Oliveira.
A primeira convidada, Josiane Cotrim, jornalista, mestre em Comunicação e Ação Política, vem de uma família de agricultores, tendo o café como a principal atividade. Para o Brasil trouxe a IWCA Brasil – Aliança Internacional das Mulheres do Café, entidade que empodera, conecta e cria oportunidade para as mulheres da cadeia produtiva do café; atualmente fazendo parte do Conselho CCRI, ONG americana (sediada nos Estados Unidos), criada a menos de um ano com o objetivo de realizar avanços para a maior equidade racial no setor cafeeiro, destacou Danielle.
Na palestra Josiane falou sobre a importância da mulher para a produção de alimentos a nível global e também respondeu a perguntas do ‘chat’.
A segunda convidada a se pronunciar foi Silvana Novais, formada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, especialização de micro e pequenas empresas pela UFLA, especialização de agricultura comercial (UFLA), atualização em gerência de projetos pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional da Fundação Getúlio Vargas; iniciou as suas atividades como agrônoma em projetos de irrigação no Norte de Minas, Bahia, Maranhão e Piauí, fazendo a implantação do projeto assistência a produtores em perímetros irrigados.
Foi instrutora do SENAR/Minas por 2 anos e gerente regional dessa instituição por mais de 20 anos na região da Zona da Mata mineira. Atualmente ocupa o cargo de superintendente de sistema FAEMG, SENAR e Sindicatos Rurais; responsável pelo Projeto Novo Agro 4.0 falou sobre a importância da mulher agricultora para a produção de alimentos no Estado de Minas Gerais.
A terceira convidada, Roseana Maria Barbosa Oliveira, artesã e agricultora associada da AMAGRI que falou da importância da mulher para a produção de alimentos no município de Perdões e respondeu a perguntas do chat, onde relembrou as dificuldades enfrentadas e da importância de estar associada à AMAGRI que dá suporte e apoio.
Alice Tobias Rodrigues, associada da AMAGRI fez um agradecimento especial a idealizadora dessa ‘live’ – Jucilaine Wivaldo, destacando que foi ela quem impulsionou para que esse evento acontecesse.
Jucilaine é assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Perdões, colaboradora atuante da AMAGRI, muito engajada na causa das mulheres da Associação, está desde o início da Associação atuando como voluntária.
E dando continuidade aos agradecimentos de Danielle Baliza, Alice agradeceu também as parcerias e os apoios de: Câmara Municipal de Perdões, na pessoa do Sr.Florisvaldo Diniz (presidente da Câmara), vice-prefeito Totonho, que tornaram possível a realização da ‘live’; as palestrantes Josiane e Silvana, Roseana e Danielle Baliza por proporcionarem uma noite de grande aprendizado e reflexão sobre a importância da mulher da produção de alimentos.
Agradeceu também o apoio dos parceiros EMATER/MG na pessoa do Sr.Belchior, Jornal VOZ, Incubacoop, SENAR, Sindicato Rural na pessoa do Danilo (presente no evento), vereadora Gisa (presente no evento), a Fundação Hanns Neumann e a Prefeitura Municipal que sempre apoiou, através das políticas públicas; a Lívia, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Perdões; ao Guilherme Pereira, diretor do Departamento Municipal de Cultura e Turismo.
A presidente da AMAGRI, Luciana Arriel encerrou a live com a palavra ”GRATIDÃO”.
Vídeo: Amaury Jr.
Fotos AMAGRI: Lis Orlando
Fotos nessa reportagem:Regina Bertoni
*alguns dados colhidos na ‘live’ para a elaboração desse texto.
Assista a live completa no Youtube da AMAGRI: AMAGRI Associação