A importância da análise de sortimento da loja

20 de setembro de 2021 10:20 482

Esta coluna nasceu para abordar sobre tendências e dicas importantes para comerciantes aumentarem suas vendas no varejo físico e on-line.
E só de pensar em tendências já abrimos um campo enorme de assuntos que podem ser explorados. Então elencamos o que consideramos prioridade para aumentar as vendas e a rentabilidade do varejo.
A primeira questão a ser pensada é sobre o sortimento da loja:
Seu varejo tem com o portfólio ideal?

Sua loja tem uma variedade aceitável de produtos?
O ideal é responder estas questões após uma análise de sortimento e categoria. Mas sabe-se que na correria do dia a dia nem sempre é possível analisar as informações como deveria e o comerciante acaba tomando as decisões embasados no feeling.
É aí que mora a oportunidade! Se você ainda não faz análise de sortimentos e rentabilidade de produto ou categoria você tem uma grande chance de melhorar seus resultados.

Vejamos dois casos bem simples:

A primeira imagem mostra uma gôndola de supermercado sem
organização e com vários produtos diferentes do mesmo sortimento.

Na segunda imagem vemos uma gôndola com mais produtos, menos sortimentos e muito bem organizada.

A diferença entre estes dois exemplos pode ser ainda mais estratégica do que apenas uma percepção visual para o cliente.
Segundo o livro O Paradoxo da Escolha de Barry Schwartz, o excesso de escolhas à nossa disposição não é exatamente sinônimo de liberdade.

Para muitas pessoas, excesso de opções causa paralisia e ansiedade.
Partindo deste pensamento, o lojista que fizer uma boa análise de sortimentos e categoria, e escolher bem quais produtos vai ter em seu portfólio, dando preferencias para itens de melhores margens e maiores volumes de faturamento, certamente terão mais sucesso em seu negócio.
Avalie sempre os sortimentos de sua loja.
Excelente trabalho e até a próxima!

*Érica Bastos
Gerente de Trade Marketing
+35998306211
https://www.linkedin.com/in/ericabastos/

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