Após o recebimento de denúncias anônimas, no dia 29 de dezembro de 2021, a Polícia Militar do Meio Ambiente deslocou até uma propriedade rural do município de Candeias/MG, a fim de averiguar informações sobre desmate ilegal de árvores nativas. As informações ainda alertavam que os responsáveis estavam promovendo a queima do material lenhoso.
Na citada propriedade, além dos policiais militares constatarem a veracidade das informações, pois flagraram uma retroescavadeira sendo utilizada para destocar árvores nativas de portes variados, também constataram que o operador da máquina em questão escavava diversas valas, nas quais havia grande quantidade de material lenhoso prestes a serem soterrados. Tais métodos são usados visando ludibriar a ação fiscalizatória, contudo imagens de satélite permite a conferência da área intervida antes mesmo da ocorrência de qualquer tipo de intervenção.
Os policiais constataram ainda que, o material lenhoso, oriundo da destoca não autorizada pelo órgão ambiental competente, antes de ser lançado nas valas era queimado, a fim de reduzir o seu volume. Na oportunidade, toda a área intervida foi aferida com uso de aparelho GPS bem como realizadas fotografias das intervenções constatadas, as quais comporão o Registro de Evento de Defesa Social (REDS).
Em virtude das infrações administrativas constatadas, todos os responsáveis pelas intervenções ambientais, sendo eles: o responsável pela propriedade, o operador e representante legal do empreendimento proprietário da máquina utilizada foram autuados. Somado a isso, a retroescavadeira foi apreendida e as atividades na área intervida, imediatamente, suspensas.
Salienta-se que, somente no segundo semestre do presente ano, a Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou no município de Candeias/MG três intervenções florestais com o uso de maquinas agrícolas, o que resulta na apreensão destas e autuação de todos os envolvidos na conduta contra a flora local.
Seja um defensor da nossa flora, assim como a população ordeira candeiense que não mede esforços em auxiliar a Polícia Militar de Minas Gerais. Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3832-7322 ou pelo e-mail: [email protected]
Polícia Militar de Minas Gerais. Nossa profissão, sua vida.
Por Meio Ambiente Notícias