Maratona “Calçada Cilada 2016” divulga Resultados

17 de abril de 2016 12:27 1120

Em um mês de campanha, mais de 2.000 problemas em calçadas foram apontados por voluntários de todo o Brasil

Andar a pé é, por essência, mobilidade sustentável. Mas, infelizmente, ainda nos deparamos com muitas ciladas sob a forma de calçadas mal cuidadas e ausência de acessibilidade. Sensíveis isso, os ativistas do Corrida Amiga, com o apoio de organizações parceiras, idealizaram a maratona #CalçadaCilada2016, mapeando irregularidades nas calçadas por meio do aplicativo Cidadera, uma interface interativa e prática que permite que qualquer pessoa faça uma denúncia do estado das calçadas, ruas e passeios de sua região.
Neste ano, o gol da campanha Calçada Cilada 2016 é destacar o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015)
Alguns resultados
1) Um total de 2.017 ocorrências em cerca de 80 municípios de 17 Estados, contando com o apoio e participação de cerca de 40 organizações parceiras.
Os comentários mais recorrentes dos mapeamentos referem-se a calçadas estreitas, esburacadas, irregulares, com degraus e obstruídas (por comerciantes, resíduos, entulhos, carros etc.).
Isso, quando há calçadas, pois em muitos locais esse espaço é inexistente.
2) Novamente, com o apoio de voluntários, queremos unir forças para pressionar os órgãos responsáveis dos municípios avaliados, em SACs, mídias sociais, páginas/ comunidades das prefeituras, para continuar reivindicando um posicionamento em relação a estes resultados e, na medida do possível, uma resposta concreta para a solução destes graves problemas.
3) Outro aspecto importante é dar continuidade ao fortalecimento do movimento em prol da mobilidade a pé e acessibilidade conquistado por meio da maratona, que articulou inúmeros grupos em várias cidades do Brasil.
4) Por fim, seguiremos com outras ações de estímulo à mobilidade a pé, como a “Campanha Calçadas do Brasil + 2016”, uma iniciativa do portal Mobilize Brasil para promover a melhoria das condições de mobilidade a pé nas cidades do país.

Enviado por:
CorridaAmiga

Compartilhe este artigo