Há três meses a cidade de Perdões ganhou um espaço de desenvolvimento artístico e cultural da Associação Mundo Cênico, uma instituição sem fins lucrativos. O espaço que recebeu o nome de “Centro Cultural Mundo Cênico” e que vem sendo carinhosamente chamado de celeiro da arte e da cultura perdoense ocupa um casarão na rua Cristino Pereira dos Santos, onde cresceu e viveu a saudosa Dulce Oliveira, uma mulher guerreira e grande incentivadora da cultura de nossa cidade. Foi nesta casa onde suas primeiras ideias germinaram. O espaço foi alugado pela Associação graças ao essencial patrocínio de sete empresas locais que acreditam na transformação social através do fomento da arte e da cultura e confia no sucesso deste importante passo para a cultura local.
As empresas que nos enche de orgulho são: Rodocar Veículos, Bemdita Carnes Especiais, Mirante Estação Gastronômica, NAI (Núcleo de Aprendizagem Integral), Rede Construir, Reyna Alimentos e Rodrigo Santos Buffet.
O projeto também recebe apoio da MinasNet, que fornece o indispensável acesso à internet. Além disso, na árdua tarefa de equipar o espaço, contamos com doações de imobiliário da América Móveis e equipamentos de iluminação da Loja Watts.
A equipe da Mundo Cênico ficou lisonjeada pelo apoio dessas empresas que valorizam e investem no desenvolvimento social da cidade.
Para manter o projeto funcionando no dia a dia, a Mundo Cênico instituiu o “Investidor Social”, meio em que pessoas físicas contribuem mensalmente com a quantia simbólica de 10 reais que é usada para pagar as contas de água, luz e outras despesas.
A instituição é administrada, organizada e planejada por voluntários que se articulam diariamente para o projeto funcionar com toda destreza. Uma linda equipe que carrega cadeiras, limpa vidraças, lava banheiros, rega as plantas, faz caldos e pipoca, recolhe as contribuições, corre atrás de patrocínio, escreve inúmeros ofícios, divulga projetos, procura programas de incentivo e ensaia.
Duas empresas que são importantíssimas na história da Mundo Cênico e que efetivamente apoia toda divulgação do Centro Cultural é o Jornal VOZ e a Rádio Vertsul FM, que estão semanalmente expondo as nossas atividades.
Muitas e muitas outras pessoas, profissionais que doam seus trabalhos, artistas e pais de alunos que juntos tornam realidade o Centro Cultural. Sem falar do público que prestigia todos os eventos. Aliás, eles são o verdadeiro motivo da existência da Mundo Cênico, que vem demonstrando o seu genuíno e legítimo propósito de incentivar, fomentar e contribuir de forma independente, popular, democrática e contínua para a valorização das expressões artísticas e culturais de Perdões e região.
É de suma importância que toda a população perdoense tenha ciência de como funciona o projeto e como é árduo manter toda esta rede de cultura e outras atividades da Mundo Cênico. Assim, a transformação social já está acontecendo. É perceptivo o aumento de atividades socioculturais no município e a conscientização da valorização da arte e da cultura. Além das inúmeras histórias de pessoas transformadas pelo acesso às atividades da Mundo Cênico.
A Associação convida toda a cidade para conhecer o Centro Cultural e fortalecer ainda mais esta cadeia criativa e produtiva.
A casa funciona apenas durante as atividades, por falta de condições de contratar um funcionário com dedicação exclusiva.
Sua presença é bem vinda!
por Assessoria de Comunicação/Mundo Cênico