Precisamos falar sobre igualdade de gênero e o protagonismo da mulher no campo.
E uma das formas de promover a visibilidade do trabalho da mulher na agricultura familiar é através da participação em Associações, uma vez que são desenvolvidas ações para mudar esta realidade de invisibilidade, garantir a igualdade de gênero e os direitos dessas mulheres no meio rural.
Além disso, é muito comum que estas mulheres do campo não tenham o seu trabalho na produção de alimentos reconhecidos para fins de aposentadoria, entre outras demandas. E estar vinculada a uma associação torna-se um elemento fundamental na hora de comprovar os anos dedicados ao trabalho rural.
Pensando nesses aspectos e em muitos outros a AMAGRI tem trabalhado em busca de mudanças para que as mulheres até mesmo para que as jovens tenham condições de permanecer no meio rural. Este trabalho envolve diálogo com as secretarias, e outros diversos agentes. E juntos a eles articular política públicas para as jovens, mulheres e idosas rurais na conquista dos seus direitos e melhoria nas condições de trabalho e de vida. Fazendo o possível para promover a construção de uma sociedade justa e igualitária, sem discriminação.
Pensando nessa temática e para comemorar a data de 28 de julho Dia Internacional da Agricultura será realizada uma live com transmissão por meio do canal do YouTube.
Agricultoras, quitandeiras, bordadeiras e pessoas que valorizam o trabalho da agricultura familiar, vocês são nossos (as) convidados(as)!
por Jucilaine Neves Sousa Wivaldo