A importância do eleitor politizado

9 de setembro de 2024 11:38 1038

Estamos em período eleitoral, vamos escolher nossos representantes para o executivo e o legislativo. Eleitores estão atentos observando as movimentações de campanhas e composições de alianças partidárias, muito eleitores ainda não foram potizados dado a esse fato, assistidos, lemos e ouvimos coisas que às vezes nos assusta, como imaginar que um vereador nas atribuições da função poder trazer indústrias para o município ou até mesmo ter um plano de governo, ambas as atribuições são de competências do poder executivo, alguns eleitores ainda confundem vereadores agentes políticos com funcionários do poder executivo, são poderes diferentes independentes, o poder executivo executa as ações é traça metas de governo, já o poder legislativo são criadores leis e fiscalizadores do poder executivo.

A falta de politização do eleitor faz com que não se análise tecnicamente planos de governo, para verificar se aquilo prometido está dentro do orçamento municipal, ou é apenas uma promessa populista para atrair votos, baseada em falas que o povo quer ouvir.
O eleitor esquece seu papel de fiscalizador, não verifica os portas de transparência do legislativo e do executivo, para verificar como está sendo gasto o dinheiro público, quais licitações foram abertas e quando foi publicado no diário oficial da união do estado, se existem contratos homologados ou até aqueles que tiveram algum aditivo de contrato acrescentando
Acredito, como eleitor, que podemos avançar várias casas, descobrir o que são políticas públicas e quais são os impactos quando aplicadas na vida de cada indivíduo.
Tipos de políticas públicas:
Políticas Distributivas.
Podem ser definidas conforme as características ou necessidades especiais de um grupo social.
Políticas Redistribuitiva
Em geral, são aplicadas a grupos maiores de pessoas, visando trazer benefícios e mais igualdade ao seu público-alvo.
Políticas Regulatórias
São utilizadas para organizar o funcionamento do Estado e podem envolver regras relativas a processos burocráticos ou normas de comportamento dos cidadãos. São mais abrangentes, pois podem ser direcionadas a muitas pessoas.
Políticas Constitutivas
São diferentes das demais. Regulamentam os procedimentos e as regras relativas às próprias políticas públicas em aspectos como: forma correta de elaboração.
Para que políticas públicas sejam bem aplicadas, é necessário entender os anseios da população. O eleitor politizado sabe que, se não aplicadas, as coisas não podem melhorar.

*Leandro Henrique, 37 anos, morador do Bairro Várzea de Cima, residente em Perdões há 11 anos.
Natural de Lavras, já morou em algumas cidades no Brasil, como Belo Horizonte, São Paulo e Campinas.
Graduado em Geopolítica e Estratégia, Graduado em Gestão Industrial, Técnico em Indústria, é especialista em processos produtivos.

Compartilhe este artigo