A pandemia pelos olhos de uma enfermeira do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

12 de abril de 2021 13:21 406

O ano é 2021, o mês é março e tudo está tão igual há um ano atrás. Deixo meu lar, vou para o plantão, faço minha oração de proteção e me entrego. Mas uma das inúmeras transferências de pacientes com COVID para UTI, das poucas vagas que ainda restam ou que são improvisadas. Preparamos a ambulância, paramentamos e vamos! Tudo sufoca: o avental, a máscara, luvas, óculos, face shield, o medo, a angústia e a vulnerabilidade…
Mesmo assim, me visto de coragem e fé, reafirmo para mim mesma que foi esta profissão que escolhi, a qual fiz um juramento de dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade do próximo e seus direitos. E assim sigo, com empatia, amor e doação.
Tempos difíceis! Dias difíceis! Horas difíceis!

Aos meus olhos e de minha equipe, familiares angustiados, frágeis, amedrontados e incapazes ao verem seus entes queridos – pais, filhos, avós, tios, tias, sogros, sogras, genros, noras – serem encaminhados para UTI e de longe darem, quem sabe, o seu último adeus! Sem toque, sem abraço, sem aperto de mão (isso presenciei novamente ontem).
Impossível não sentir pelo outro, impossível não ter compaixão, impossível lágrimas não escorrerem pelos olhos…
Vidas importam! Pessoas importam! Sentimentos importam! Histórias importam!

Diante do caos, a caminhada se torna difícil, a frustração, a desolação e a impotência insistem em fazer morada. Porém, me reconecto e fortaleço a minha fé, levanto a cabeça e continuo…
Continuo me doando, batalhando, me jogando! Honrando minha posição de linha de frente!
Sei que para esta GUERRA, Deus tem um propósito bem maior do que possamos imaginar! Peço a Ele, todos os dias, consolo e acalento para as famílias que perderam os seus para o COVID. E para todas as outras pessoas, peço mais empatia, compreensão, cuidado e percepção de que é momento de recuar, de repensar em gestos e atitudes, de sermos mais solícitos com o próximo.
MEU APELO:
Se cuidem! Cuidem dos seus! Tenhamos mais amor à vida e respeito à pandemia!
Tudo isso vai passar! Eu creio!

Priscila Freire Pereira Santana
Enfermeira SAMU/Lavras
Instrutora SENAR MINAS
Pós Graduada em Trauma/Emergência e Terapia Intensiva
Mestre em Ciências da Saúde – PPGDSA/UFLA

Compartilhe este artigo