A vocação para a vida familiar

10 de agosto de 2020 16:13 6346

Continuando nossa reflexão sobre o Mês das Vocações, nesta semana iremos falar sobre a vocação para a vida familiar.
Muito embora a vivência em família não exija a atribuição de algum título como ocorre com a vocação para o ministério ordenado (título de padre, bispo e diácono, por exemplo), o matrimônio, tal como a ordem, é um sacramento, portanto um sinal da manifestação de Deus. A vida familiar também representa um chamado de Deus.
Como vocação, a vida em família é também um instrumento de santificação, onde os esposos devem zelar pelo bom relacionamento entre ambos, além de se dedicarem aos cuidados com os filhos, educando-os na vida cristã.

É no seio familiar que nascem as vocações sacerdotais e para a vida consagrada. É na família que surgem todas as outras vocações, sendo herdados, de um bom pai e de uma boa mãe, valores essenciais na formação da sociedade e da comunidade religiosa.
Ao falarmos de vida familiar, não podemos deixar de mencionar a Sagrada Família de Nazaré, modelo para nós cristãos de amor, respeito, humildade e obediência à vontade de Deus.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), propõe, a cada ano, ações para a Semana Nacional da Família, que ocorre a partir do segundo domingo do mês de agosto, domingo em que se comemora o Dia dos Pais. A segunda semana do mês de agosto, neste ano, de 9 a 15 de agosto, é dedicada a pai, mãe e filhos, na vivência do amor em família.

Como parte da programação da Semana Nacional da Família, no dia 10 de agosto próximo, às 15 horas, haverá uma “live” em parceria com as Edições CNBB sobre “’Vocação matrimonial e do diácono permanente”, com a participação do Dom João Francisco Salm, Diácono Francisco Salvador Filho e Padre João Cândido da Silva Neto. Já no dia 12 de agosto, às 15h30min, o terço vocacional será em prol das famílias e poderá ser acompanhado, ao vivo, pela TV Horizonte e demais emissoras católicas. Vamos participar, em nossas casas, destes momentos de fé e espiritualidade cristã.
No próximo domingo, Dia dos Pais, na missa das 19 horas haverá benção dos pais, de forma presencial e também pelo Facebook da Paróquia.
Também haverá missas na Paróquia nas próximas terça, quarta e quinta-feiras, às 19 horas.

Que tenhamos uma abençoada semana dedicada à família e que possamos aproveitar este tempo para intensificarmos nossas orações diárias em família. Que nossos lares sejam templos de orações simples, que sejam locais de ternura, de perdão e de paz! Que haja mais amor em nossas famílias, o amor em sua forma mais genuína, o amor verdadeiro.
Um Feliz Dia dos Pais a todos os pais paroquianos! Que possam se espalhar em São José, o humilde carpinteiro, o fidelíssimo esposo, o amado pai adotivo de Jesus, o Chefe da Sagrada Família de Nazaré, que sempre se mostrou obediente à vontade de Nosso Pai Celeste!

Que a Sagrada Família de Nazaré abençoe as famílias do mundo inteiro!

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Perdões
Colaboradora: Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido

Compartilhe este artigo