Ações realizadas da Casa de Apoio Renascer

10 de agosto de 2020 16:23 442

Associação de Amparo aos Pacientes em Tratamento Oncológico de Perdões e Região
JULHO 2019 A JULHO 2020

Relatório de Atividades
A Associação de Amparo aos Pacientes em Tratamento Oncológico de Perdões e Região – Casa de Apoio Renascer foi fundada no dia 13 de Julho de 2019 como objetivos promover ações socioassistenciais às pessoas em tratamento oncológico e seus familiares; proporcionar atendimento à saúde de crianças, adolescentes, adultos e idoso, assistidos pela CAAPRE sem distinção de idade, cor, raça, sexo, posição social ou religião.
No primeiro ano de fundação da Casa de Apoio procuramos assegurar aos assistidos uma constante assistência no decorrer do tratamento, viabilizando todas as ações é acompanhamentos necessários.
As ações são desenvolvidas de acordo com as demandas detectadas, a instituição não só tem atingido seus objetivos como também tem a meta de aumentar seus atendimentos nos próximos anos, tornando-se, portanto imprescindível à criação de novos projetos/ações.

Origens de Recurso
Constituem-se recursos para manutenção da Casa de Apoio Renascer:
-Mensalidade dos contribuintes através do carne doação.
O Carnê Doação é uma forma de angariar recursos para manutenção da instituição. Ele pode ser adquirido na Sede da Casa de Apoio.
O valor é opcional, de acordo com a possibilidade de cada contribuinte, o pagamento pode ser realizado em diversos pontos da cidade como: Alessandra Economize, Casa da Quitada, Drogaria Vitória, Drogaria Leandro, Loja da Beth, Mary Modas, Mercearia GCM, Mercearia do Renato, Mercearia Sales, Mercearia do Toninho, Padaria El Shadday, Top Festas, Mercearia do Jose Maria (Machado), Padaria da Fia (Retiro).
Doações espontâneas da comunidade
É importante compreender que existem diversos tipos de doação espontânea, tal como, contribuição em dinheiro, alimentos, fralda e roupas.
Vendas realizadas no Bazar da Solidariedade
O Bazar da Solidariedade fornece a oferta de roupas, sapatos, brinquedos, moves, objetos de decoração novos e seminovos a baixo de custo. A comunidade contribui com as doações citadas, as mesmas são utilizadas na casa, distribuídas aos assistidos ou comercializa no bazar sendo que a renda arrecada e revertida para a manutenção da Casa de Apoio.

Reciclagem Solidária
Através da Reciclagem Solidária foi possível retirar do meio ambiente até o momento 414,300kg de plástico e 223,700kg de alumínio, incentivando assim o consumo responsável na comunidade.
Realização de Eventos
Durante esse primeiro ano de fundação foi realizado alguns eventos que contribuíram na arrecadação de fundos para a Casa de Apoio tais como: Apresentação da Casa ao público no dia 15 de Agosto de 2019 onde vendemos a rifa de uma poltrona e camisetas, no dia 20 de Outubro de 2019 o Festival da Canção – ‘‘Você Canta com Amor e Encanta com a Solidariedade” o evento contou com a participação dos alunos e professores da Escola Municipal Otaviano Alvarenga onde fizeram apresentações musicais, no dia 8 de Dezembro de 2019 o Show de Prêmios, no dia 30 de Maio de 2020 a Live Beneficente com a participação especial de artistas de nossa cidade e no dia 11 de Julho de 2020 o 1° Arraiá Renascer com a realização de uma Live animada e vendas de comidas típicas delivery.
Todos os eventos realizados de forma presencial contaram com a exposição de barraquinhas , alimentícias e artesanais.

Convênios e parcerias com instituições privadas
Atualmente contamos com a parceria de 11 empresas da cidade de Perdões e Região. São diversas as formas de contribuição, tais como, prestação de serviços, doações em dinheiro, descontos realizados na compra de medicamentos e também na realização de consultas e exames.
Empresas parceiras
MinasNet, Rifa livre, Drogaria Ultra Popular, Drogaria Leandro, Magnus Imagens Médicas, Clinicordes, Ceup, Modullus Núcleo de Saúde, Agência Aquarela, Jornal VOZ, Laboratório Santa Clara, Laboratório Pedro Capitalucci.

Eventos de Conscientização
A informação é uma ferramenta muito importante na prevenção do Câncer, no dia 07 de Setembro de 2019 foi realizada uma entrevista na Rádio Vertsul com o objetivo de apresentar e compartilhar algumas informações com a população; no dia 31 de Outubro de 2019 uma palestra no PSF São José sobre a conscientização do câncer de mama; no dia 20 de Novembro de 2019 uma roda de conversa sobre nutrição e câncer com os nutricionistas Guilherme Moreira e Tamirys de Cássia e no dia 10 de Julho de 2020 foi realizada uma entrevista com o jornalista Riney Ribeiro com o objetivo de informar a população sobre o trabalho realizado pela Casa de Apoio.

Infraestrutura
A instituição desenvolve suas atividades e Sede alugada, com data de 12 meses para finalização do contrato.
A instituição conta com uma sala de recepção ampla, 4 salas para atendimento, sendo 1 destinada ao setor de Serviço Social, 1 para o setor de Psicologia, 1 ao setor atendimento médico/fisioterapêutico/nutricional, 1 ao SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, 1 banheiro de usos coletivo, uma cozinha de uso dos funcionários e voluntários e por fim uma garagem que ira ser utilizada para realização de mais uma Bazar da Solidariedade.
Resultados Obtidos
A equipe da Casa de apoio Renascer, ao identificar as demandas apresentadas pelos seus assistidos e familiares, realiza os atendimentos e também os encaminha para os demais setores como necessário.
A partir do trabalho realizado no primeiro ano de fundação pode se obter resultados positivos, o crescimento de número de atendimentos e auxílios repassados demonstram o fortalecimento da instituição que beneficia pacientes em tratamento oncológico garantindo assim melhorias de vida e no tratamento.

“A nobreza de nosso ato profissional está em acolher aquela pessoa por inteiro, em conhecer a sua história, em saber como chegou a esta situação e como é possível construir com ela formas de superação deste quadro.
Se reduzirmos a nossa prática a uma questão urgente, a uma questão premente, retiramos dela toda a sua grandeza, pois os deixam de considerar, neste sujeito, a sua dignidade humana”. (Maria Lúcia Martinelli)

Compartilhe este artigo