Prefeitura Municipal de Perdões por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, CRAS, CREAS e PCF trazem a conscientização sobre Agosto Lilás.
O Agosto Lilás tem ações que vão da conscientização à denúncia pelo fim da violência contra a mulher. É importante despertar na sociedade quão importante é ter uma mobilização para impedir todas as formas de violência contra a mulher.
A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006).
Um dos objetivos do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial.
Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões.
No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 43% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social neste período de pandemia pela COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita pelo “Ligue 180”, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
Mesmo que a vítima não registre Boletim de Ocorrência contra o agressor, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180.
Denunciando a violência, você pode salvar uma vida! O silêncio mata! Denuncie!