Agosto: Mês Vocacional

5 de agosto de 2020 10:05 2391

Para nós cristãos, o mês de agosto, longe de ser um mês nefasto, um mês de mau agouro, é um mês abençoado como os demais, sendo que, ao instituí-lo como Mês Vocacional, em 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pretendeu estabelecer uma reflexão maior sobre o tema das vocações.
Na primeira semana do mês de agosto, a Igreja volta sua atenção para a vocação ao ministério ordenado, refletindo sobre a missão de nossos sacerdotes.
Na segunda semana, a Igreja celebra a vocação para a vida em família, com atenção especial para o Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto.
Na terceira semana, a Igreja volta seus olhos à vocação para a vida consagrada.
Na quarta semana do mês de agosto, a Igreja reflete sobre a vocação para os ministérios e serviços da comunidade, com destaque para os catequistas, celebrando o Dia do Catequista no quarto domingo do mês.

O termo vocação define-se como convite, chamamento, consistindo também na disposição natural e espontânea de uma pessoa no sentido de uma atividade ou função. A vocação, na Sagrada Escritura, caracteriza-se por um chamado de Deus ao seu povo, para o desempenho de uma obra própria no plano da salvação.
O chamado de Deus revela-se como uma proposta concreta de dar sentido à existência do homem, rumo a uma direção fundamental, idêntica para todas as vocações, qual seja, a santidade. Deus nos convida a abandonarmos posturas egoístas e centradas em nossa própria vida, para avançarmos em busca de algo maior, alcançando a plenitude do nosso ser, servindo ao próximo, vivendo em comunhão, na esperança de um dia nos encontrarmos com Aquele que nos redimiu.

A resposta ao chamado de Deus repousa sobre o desejo de fazer da própria vida um dom, um serviço, cujo principal objetivo é revelar a imagem do Cristo ao nosso irmão, seja através da vocação sacerdotal ou religiosa, ou no serviço dos leigos à comunidade cristã, ou mesmo no seio familiar, quando se assume o sacramento do matrimônio como um instrumento de salvação, na busca diária da santificação do cônjuge.
Como batizados, devemos refletir sobre o que Deus espera de nós e sobre qual tem sido nossa resposta ao Seu chamado. O Senhor nos chama de modo único, particular, utilizando uma sábia pedagogia para manifestar Sua vontade, por intermédio de experiências concretas que marcam profundamente nossa vida de cristãos.
Que possamos aproveitar este Mês Vocacional, percebendo o toque do Criador que nos chama a caminhar com Ele.
E relembrando o Dia do Sacerdote, no dia 04 de agosto, Dia de São João Maria Vianney, o “Cura d´Ars”, os paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Perdões-MG, rendem graças a Deus pelo ministério do querido Padre Rogério, pároco, suplicando a proteção divina sobre seu trabalho evangelizador. Parabéns, Padre Rogério!
Que Nossa Senhora das Graças o ampare, que ela cuide de ti!

Paróquia Nossa Senhora das Graças/Perdões-MG
Colaboradora: Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido

Compartilhe este artigo