AMAGRI e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

24 de maio de 2021 15:00 312

A Associação das Mulheres Agricultoras – AMAGRI Perdões-MG passou a integrar a Rede Estratégia ODS a partir de Outubro de 2020.
Compreende-se que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também conhecidos como Objetivos Globais são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Assim, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, os quais apresentam centralidade para alcance de uma sociedade mais sustentável.

Os objetivos são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação, Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias e Meios de Implementação.
Diante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a AMAGRI busca alternativas mais sustentáveis para produzir garantido assim uma alimentação de qualidade e saudável contribuindo para um planeta sustentável. Assim, como a Associação assume o compromisso de combate à fome e garantia da segurança nutricional às famílias em situação de vulnerabilidade no município de Perdões-MG.
Além disso, na busca pelo reconhecimento do papel da mulher no Campo, luta pela igualdade de gênero e o empoderamento da mesma na agricultura familiar, uma vez que, a mulher está diariamente presente na produção agrícola, embora sua força de trabalho ainda prevaleça “a sombra” do homem do campo.

A AMAGRI, portanto, reconhece a necessidade de repensar e criar alternativas para alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, mas também reconhece os diversos desafios de concretizar os mesmos.
Porém, a AMAGRI acredita que coletivamente é possível mudar e transformar o mundo em que vivemos, pois, todos estão aqui temporariamente. Diante disso, todos são responsáveis em atender as suas necessidades, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender suas próprias necessidades.

Jucilaine N S Wivaldo
Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão – UFLA
Pós-Graduação em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores
Sustentáveis /Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável/ Assistente Social (UFJF)/ Técnica em Edificações
IF Campus Juiz de Fora

Compartilhe este artigo