Hoje vamos contar um pouquinho do dia a dia da nossa associada Roseane Maria Barbosa Oliveira que juntamente com seu esposo Luciano produzem frutas e verduras que são entregues no Projeto PAA e podem ser encontradas também na Feira Livre realizada aos sábados em Perdões.
Ela conta que juntos iniciaram os trabalhos no campo com a lavoura de café e que todo o processo sempre foi realizado por eles: cultivo, colheita e secagem dos grãos. Roseane também produz lindas peças de artesanato que confecciona enquanto cuida da secagem do café no terreiro, conciliando os cuidados com a colheita e suas encomendas de artesanato.
No Sítio onde mora próximo a Perdões na Comunidade do Cerrado foi onde ela despertou o desejo de cultivar, seguindo o exemplo de seus pais que sempre cultivaram café e hortaliças para o consumo.
O cultivo das hortaliças surgiu como alternativa de complemento na renda. O casal produz almeirão, cebolinha, alho, couve, mandioca e outras culturas anuais e perenes típicas da região, seguindo os princípios da agroecologia.
O dom para o artesanato foi descoberto ainda na infância, começou fazendo adesivos, crochê e bordados somente para dar mais alegria aos cômodos da casa de seus pais. As pessoas que visitavam a casa foram ficando admiradas com o seu trabalho e começaram a fazer as encomendas. Atualmente ela faz crochê, bordado, adesivos para unha, itens em EVA, feltro e está sempre atenta as novas tendências em artesanato.
Roseana deixa a mensagem: Tenho orgulho de trabalhar no campo seguindo os ensinamentos dos meus pais, agradeço a Deus as oportunidades, o dom que ele me concede e aos amigos que estou tendo assim a oportunidade de conhecer através da Amagri.
Roseane Maria Barbosa Oliveira