AMAGRI e um pouquinho da história das nossas associadas

22 de março de 2021 11:59 240

Iniciamos no final de Janeiro 2021 uma série de biografias onde a cada edição compartilhamos a história de vida das nossas associadas. Assim, dando continuidade, hoje vamos contar um pouquinho do cotidiano da Dulcinéia Carvalho.
Dulce conta que nasceu no Sítio Serra na Comunidade do Cerrado e desde muito nova foi para os avós um presente, que cuidaram dela com muito amor e carinho. Assim nos confidencia “foi uma infância única, rica de aprendizados, respeito e amor ao próximo”.
Quando iniciou os estudos na escola da comunidade, o caminho de ida e volta entre a escola e a sua casa eram sempre cheios de muitas aventuras junto as outras crianças da localidade.

Dulce relata que os avós se dedicavam a atividade rural, os trabalhos da propriedade eram executados pelos próprios membros da família, os quais se revezavam entre os cuidados com a lavoura de café, milho, feijão, frutas e verduras para o consumo.
A convivência e influência dos avós a fez adquirir saberes únicos transferidos por gerações a sua família, como o manejo com a terra, a época certa para plantio e colheita, estes que são fundamentais para produção de frutas e verduras de qualidade.
A propriedade que é motivo de orgulho foi presente dos avós, e é possível ver um pouquinho dos ensinamentos dos seus avós em cada parte. É com muito carinho e em parceria com seu marido que cuidam dos canteiros e do pomar, e ainda consegue tempo para fazer deliciosos doces de frutas da época.

Todos os sábados antes mesmo do sol nascer ela já está de pé com um sorriso no rosto, pois é dia de participar da Feira Livre. Assim, ainda com orvalho da manhã colhe as verduras e legumes para serem vendidos na Feira.
A história dessa mulher guerreira e determinada é exemplo para muitas outras, Dulce está na AMAGRI desde a sua fundação e mesmo com todas as dificuldades que houve no início, ela nunca desistiu. Busca sempre estar presente nas ações e projetos desenvolvidos pela AMAGRI, participando e mostrando para outras Mulheres a força da mulher que luta por seus ideais. Também percebemos a leveza de uma menina que se tornou mulher sob a influência e a simplicidade dos avós. Suas raízes e origens são evidenciados na maneira de ser de Dulcinéia bem como foram determinantes para construir esse amor de cultivar a terra.

por Jucilaine Neves Sousa Wivaldo
Luciana Maria Arriel Soares

Compartilhe este artigo