Ao chegar setembro…

16 de setembro de 2019 10:22 583

O sol da primavera, segundo a música de Beto Guedes, ilumina e aquece o mês de setembro. Um coração realmente é aquecido pelo amor. E o amor nunca se fecha, mas o amor se abre! Abre novos caminhos, possibilidades, amores e soluções. A abertura do amor leva até o outro a empatia e a compaixão. Pensar no próximo, dar um olhar de atenção e carinho, são gestos concretos de fraternidade. Nesse mês especial focamos a atenção e cuidado na prevenção ao suicídio: Setembro amarelo!

Rogério Victor Azevedo


Esta campanha teve inicio no ano de 1994, após história trágica de um jovem americano de 17 anos, chamado Mike, que tirou sua própria vida dirigindo seu carro amarelo. No funeral, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para que estivessem enfrentando o mesmo problema.


Este gesto de prevenção deu início ao trabalho do “setembro amarelo”, que promove uma atenção maior de escuta e acolhida às pessoas, apontando outros caminhos para a cura do sofrimento. Nessa edição passarei a vocês esta partilha da campanha:
Sinais de alerta: Cansaço emocional, isolamento social, sono excessivo, distúrbio mental, depressão, ansiedade, abuso sexual, problemas sociais, baixa estima.


Fique atento as frases:
“Eu não sei pra que continuar vivendo.”
“ Acho que já vivi o suficiente.”
‘‘Minha vida não é tão importante assim.”
“ Se eu morrer ninguém vai sentir minha falta.”
“ Vou deixar logo vocês em paz.”


Como ajudar:
-Escute atentamente, sem julgamentos.
-Incentive a busca de ajuda profissional.
-Procure apoiar o tratamento.

por Rogério Victor Azevedo/psicanalista

Compartilhe este artigo