As muitas mãos da Associação

31 de maio de 2021 15:58 327

Dia 27 de Maio de 2021 comemoramos quatro anos de fundação da AMAGRI.
Os primeiros passos aconteceram em 2017 quando houve um movimento coletivo entre a prefeitura Municipal de Perdões Secretaria de Agricultura, de Assistência Social, EMATER e agricultoras a fim de criar uma Associação de Mulheres Agricultoras para concorrer ao Edital do Programa de Aquisição de Alimentos.
Devido a questão documental, burocracias para se formalizar enquanto Associação, só foi possível a aprovação no edital em 2018, o qual iniciou-se suas atividades em Dezembro desse mesmo ano.
Em 2019 assumi o Programa de Aquisição de Alimentos a convite do Gestor da Secretaria e pude conhecer Ana Paula e Maria que eram presidente e tesoureira, respectivamente, na época. Deu-se início a uma jornada de aprendizado, emissão de notas, lançamentos de produtos no PAA net, idas ao banco, pagamento e inserção de novas associadas. Conheci mulheres guerreiras, que antes do sol raiar já estavam de pé para garantir alimentos frescos as entidades sócias assistenciais e famílias assistidas pela Secretaria. A execução do PAA é extremamente burocrática o que torna as vezes oneroso e de certa forma exige persistência para manter sua continuidade. Entre erros e acertos aos poucos tudo foi se ajeitando e consolidando.

A convite da Ana Paula, Danielle Baliza veio conhecer a AMAGRI e logo já propôs ações com IF Bom Sucesso. Por meio dessa parceria formalizou-se um projeto de pesquisa Perfil das Agricultoras da Associação de Mulheres Agricultoras de Perdões – MG (AMAGRI). Inclusive foi o professor Pedro dessa instituição quem criou a logo da AMAGRI.
Dois encontros de mulheres agricultoras também foram realizados nas Comunidades Serra do Peão e Machado, os quais foram possíveis com a união entre Prefeitura Municipal de Perdões, Secretaria de Desenvolvimento Social, de Agricultura, EMATER e Instituo Federal Sul de Minas-Bom Sucesso. No encontro na Comunidade Serra do Peão vieram as italianas do Café Donna Felice.

E já no Machado além de outros convidados ouvimos a linda história da cafeicultora Maria Helena médica que largou o grande centro urbano para morar no interior e produzir o café especial Bunelli.

Também foi realizado uma oficina com os Professores do IF Sul de Minas-Bom Sucesso, onde foram definidos a missão, visão e valores da AMAGRI. E lembro que um deles era transformar-se em Cooperativa, um sonho que parecia distante, mas que está prestes a se concretizar.
Ao final de 2019 outro edital foi aberto e a largada foi dada, apesar do projeto entregue na CONAB, apenas em 2020 ele começou a ser executado. Eu já estava de licença maternidade e as meninas deram conta direcionadas pela nova gestão Luciana e Alice. Nesse ano também ingressaram por meio de Edital no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Mas de todos os anos, o de 2021 tem sido marcante, quantas mãos surgiram para contribuir na caminhada: Hanns R. Neumann Stiftung Brasil, Incubacoop-UFLA, Vereadora Gisa, SENAR, Adriana e Josiane Cotrim fundadora IWCA no Brasil. E claro, a Associação estreitou os laços com aquelas que já estavam desde o início.

Por meio da Associação mulheres do campo estão contando suas histórias e origens e inspirando outras. E ainda temos Luiz Carlos esposo da Edilaine (associada) na capa do livro The Triumph: Black Brazilians in Coffee” escrito pela Phyllis Johnson. Johnson é Diretora e Fundadora da empresa BD Imports, importadora de cafés especiais. Muito orgulho de toda essa caminhada.

Diante de toda essa exposição percebemos que a AMAGRI é um conjunto de muitas mãos, uma Associação para o bem comum com o propósito de transformar ao seu redor porque ninguém pode ficar para trás. Se você se identifica com os objetivos da AMAGRI e quer somar, venha fazer parte.
E não posso esquecer o Jornal Voz que tem sido fundamental em todo esse processo de divulgação da AMAGRI potencializando a capacidade dessas mulheres agricultoras e fazendo com que mais pessoas vejam que é possível uma Associação sólida. Sem mais delonga parabenizo AMAGRI por mais um ano de existência!

Registro aqui o perfil no Instagram https://www.instagram.com/amagri_perdoes/ e se quiserem ler outras publicações acessem o https://linktr.ee/amagri_perdoes.

*Jucilaine N S Wivaldo – Colaboradora Voluntária Da Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões-MG.
Assistente Social Secretaria Municipal de Perdões-MG
Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão – UFLA
Pesquisadora no Programa de Extensão Observatório de Políticas
Públicas da Universidade Federal de Lavra
s.

Compartilhe este artigo