Assembleia empossa governador para o segundo mandato bom

3 de janeiro de 2023 8:52 124

Em cerimônia conduzida pelo 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes, Romeu Zema fez balanço do governo e propôs união pela retomada do protagonismo de Minas.

Reeleito governador de Minas GeraisRomeu Zema Neto (Novo) tomou posse na manhã deste domingo (1º/1/23), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Solene foi conduzida pelo 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes (PL), e destinou-se também à posse do vice-governador, Mateus Simões (Novo).

Em seu pronunciamento no Plenário, Romeu Zema pediu a união de todos os Poderes, instituições e sociedade civil em prol da retomada do protagonismo político e econômico de Minas Gerais. Ele também fez um balanço das realizações de seu primeiro mandato e lembrou os desafios enfrentados desde o primeiro dia de gestão, em virtude da situação financeira caótica do Estado que encontrou ao assumir, conforme suas palavras.

“Desde o primeiro minuto da minha gestão, fui cobrado e sabia do desafio extraordinário que era colocar nosso Estado de novo nos trilhos. Com trabalho, respeito ao dinheiro público, corte de mordomias e escolha de profissionais com competência técnica, mostramos que é possível fazer um governo diferente e eficiente”, afirmou o governador.

Romeu Zema também comparou a atuação do setor público ao setor privado, lembrando que o cidadão precisa ser atendido de forma justa e honesta por aquilo que paga na forma de tributos, mesmo num cenário adverso, como o representado pela pandemia de coronavírus, que o Estado teve de enfrentar.

Romeu Zema lista novas prioridades

Sobre o novo mandato que se inicia, o governador citou prioridades, como a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), a conclusão das obras de hospitais regionais, a restauração de rodovias e implantação do Rodoanel, a expansão do metrô de Belo Horizonte e a repactuação dos termos do acordo de reparação pelo rompimento de barragem em Mariana (Central).

“Sabemos que temos muito o que fazer ainda, mas com equilíbrio fiscal, diálogo com os demais Poderes e mais quatro anos para trabalhar, vamos fazer um governo muito melhor do que o primeiro”, prometeu Romeu Zema.

O 1º-vice-presidente da ALMG, deputado Antonio Carlos Arantes, cumprimentou o governador pela recondução ao cargo e desejou sucesso nos próximos quatro anos. Em seu discurso, ele reforçou a independência do Poder Legislativo, que, segundo ele, fez sua parte na construção de um Estado mais moderno, mas também mais igualitário para todos os cidadãos.

Como realizações do Parlamento mineiro nos último quatro anos destacou, entre outras ações, a atuação em pautas municipalistas, na defesa do meio ambiente, no enfrentamento da pandemia, no estímulo à economia e na criação de uma alternativa ao RRF.

“Nos últimos quatro anos, o governador enfrentou grandes desafios e venceu de forma brilhante. Por isso, não tenho dúvidas de que, com honestidade e espírito cristão na condução do Executivo, será novamente um grande mandato”, afirmou o 1º-vice-presidente da ALMG.

Compartilhe este artigo