Atenção redobrada com os escorpiões

10 de agosto de 2020 15:52 748

Durante os dias 22 e 23 de julho de 2020 foram realizadas diversas ações de limpeza e remoção de entulhos nos bairros Olavo Ribeiro e Cruzeiro. Estas ações conjuntas contaram com a parceria de funcionários da Prefeitura Municipal de Perdões e de moradores da localidade.
Foram removidos aproximadamente dezesseis caminhões de entulhos e encontrados cinquenta escorpiões amarelos. Vale lembrar que nestas mesmas mediações em tempos atrás, encontrou-se cento e dezesseis escorpiões e em outra notificação mais cinquenta escorpiões.
Este trabalho tem por objetivo reduzir o risco de acidentes e agravos com escorpiões.

A participação da sociedade é muito importante, cuidando da limpeza de propriedades particulares e dos espaços públicos.

O que fazer para controlar a ocorrência de escorpiões?
Na área externa do domícilio:
• Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;
• Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou outros recipientes apropriados e fechados, e entregá-los para o serviço de coleta.
• Limpar terrenos baldios.
• Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplenagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc:
• Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados,
• Preservar os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos (corujas, joão-bobo, etc.), pequenos macacos, quati, lagartos, sapos e gansos (galinhas não são eficazes agentes controladores de escorpiões);
·Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões.
• Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto as paredes externas e muros
• Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e de escorpiões.
• Rebocar paredes externas e muros para que não apresentem vãos ou frestas.
Na área interna;
• Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas:
• Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha
• Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas,
• Telar as aberturas dos ralos. Pias ou tanques,
•Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;
A implementação das medidas de controle aliadas as ações continuadas de educação ambiental e em saúde garantem a perenidade das mudanças geradas a partir das medidas de controle.

A intervenção para o controle de escorpiões consiste na busca ativa em todo e qualquer imóvel (área interna e externa) visando à captura de exemplares, conhecimento e manejo dos ambientes propícios à ocorrência e proliferação desses animais e conscientização da população.
Convém ressaltar que nas áreas urbanas, as medidas citadas nas áreas
internas e externas dos domicílios devem ser adotadas para que seja evitada a sua proliferação, por meio de ações de controle.

O setor de Vigilância Epidemiológica de Perdões – MG. Possui um agente (Célio) treinado para atender as notificações, captura (busca ativa) e orientações para procedimentos de manejo ambiental.
Importante: O agente de saúde não deve realizar nem recomendar ao proprietário do imóvel a aplicação de produtos químicos, Nacional e internacional para tal finalidade (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009).
Fonte Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde

Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de controle de escorpiões / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde
Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Compartilhe este artigo