Cana Verde começa implantação do Plano de Saneamento Básico

17 de fevereiro de 2020 15:55 814

Na última semana, representantes da Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, Jéssica e Bruno, designados para desenvolver junto ao município de Cana Verde o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) estiveram na prefeitura da cidade para se reunir com o prefeito Eduardo, o vice Taquinho, o secretariado e outros representantes do poder público. Na reunião, foi explicado as diretrizes e o plano de trabalho que deverá ser colocado em prática junto à população de Cana Verde, para implantação do PMSB.


É importante ressaltar que Cana Verde foi um dos municípios que passou no Edital da Funasa para implantação do Plano de Saneamento Básico em 2020. A elaboração deste plano passou a ser obrigatória nos municípios, pois busca universalizar o acesso ao saneamento.
Cana Verde saí na frente como uma das primeiras cidades mineiras a implantar o PMSB, que deve contemplar quatro serviços básicos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
Além da reunião com representantes do poder público municipal, a equipe técnica também se reuniu com vereadores, agentes comunitários de saúde e endemias, representantes de entidades como Emater e Associação dos Produtores Rurais e lideranças religiosas.


A equipe técnica da UFMG, acompanhada do coordenador do Comitê, Max, também realizou visitas às comunidades rurais do município visando à identificação e mapeamento dos atores sociais e setores de mobilização. A finalização das atividades da equipe no município aconteceu na última sexta Feira, dia 14.
Agora, é muito importante que a população continue participando e se envolvendo nas atividades, para auxiliar a equipe técnica no município. Os trabalhos para implantação do PMSB devem durar até o fim do ano, quando o projeto de lei finalizado é apresentado na Câmara Municipal de Vereadores.

por Renata Souza

Compartilhe este artigo