Cana Verde: Confira algumas obra feitas na cidade

30 de junho de 2020 10:17 814

Desde o início desta gestão, em 2017, a administração pública tem tido como foco a realização de obras que atendem demandas aguardadas pela população há bastante tempo.
Recentemente, por exemplo, foi iniciado o trabalho para instalação da pequena ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – do Bairro Estação. Esta obra era esperada pelos moradores da região e é fundamental para promover a saúde e a melhora na qualidade de vida da população.


Outra ação de bastante impacto na cidade foi a ocorrida logo no início do mandato, quando a gestão adquiriu o caminhão de lixo e firmou convênio com o Consane, para que o descarte do lixo convencional fosse feito da maneira correta, o que possibilitou o fechamento do lixão que havia no município. Além disso, os profissionais responsáveis pela coleta receberam EPIs para exerceram suas funções com mais segurança. A Coleta Seletiva também foi implantada no município.


Na cidade, também havia dois loteamentos (um localizado no Bairro São Francisco e outro no Distrito do Cerradinho) os quais necessitavam da infraestrutura, como água e energia elétrica, o que foi instalado na atual gestão, possibilitando que os cidadãos usufruíssem de sua casa própria.


Havia também na cidade a grande necessidade da construção de uma capela velório, pois atualmente a população ainda vela os entes queridos na residência. Com isso, a administração pública reaproveitou um espaço que está sendo inteiramente reformado para ser a capela velório.


A atual gestão também constatou a necessidade de construir um abrigo para acolher os animais abandonados, que são atendidos pela equipe voluntária da APACV. O local foi feito exclusivamente para esta função, contendo baias e área própria para atendimento médico aos animais.


O cemitério municipal passou por uma extensa reforma, que contou com a limpeza integral do local, pintura dos muros, concretagem de toda área comum, fechamento de todos os túmulos que haviam sido feitos e estavam abertos, facilitando a proliferação de animais como escorpiões, além da instalação de uma nova caixa d’água e da iluminação.


A Secretaria de Obras e a Secretaria de Serviços Urbanos também têm trabalhado constantemente para cuidar e atender as demandas das zonas rurais. Raspagem de terreiros, cuidados com as redes de esgoto, instalações de tubulões, manilhas e mata-burros são alguns dos serviços feitos diariamente.


Havia na cidade um espaço público que estava inutilizado, este foi reformado para abrigar a Sede do AA – Alcoólicos Anônimos- que há anos desenvolve um papel social importantíssimo em Cana Verde. Além disso, no espaço também será a Sede do ‘Gera Renda’, onde acontecerão cursos de capacitação para que a população possa se preparar para o mercado de trabalho.


Na área da educação, houve um aumento em aproximadamente 40% no investimento em merenda escolar. Frutas, quitandas caseiras e um cardápio balanceado passaram a ser oferecidos para as crianças da rede municipal de ensino. A creche Flávia Augusta de Oliveira Carneiro foi inaugurada para atender crianças do pré de 3, contando inclusive com cozinha industrial e equipamentos de recreação. A Secretaria Municipal de Educação passou também a oferecer transporte totalmente gratuito para alunos que cursam ensino superior em Lavras ou Campo Belo.

Outra obra concluída logo no início desta gestão foi a Sede da Epidemiologia, onde os profissionais fazem análises e planejamento das ações para combate as endemias.
Muitas outras obras e ações foram feitas, como as oficinas de capacitação e o grupo Costurando Vidas, criado pela Secretaria de Assistência Social, o projeto Bola pra Frente, com escolinhas de futebol e vôlei para as crianças e jovens, o poço artesiano que atende as Comunidades da Laje e do Américos, o prontuário eletrônico que facilitou e modernizou o trabalho dos profissionais de saúde e a aquisição do terreno conhecido como José Alvim, onde galpões para geração de emprego e renda foram construídos e a infraestrutura está sendo instalada, para atender também um centro de eventos e o espaço para moradia.
É Cana Verde caminhada rumo à renovação e ao progresso!

por Renata Souza

Compartilhe este artigo