Cana Verde realiza VI Conferência de Assistência Social

10 de julho de 2017 9:19 1099

No próximo dia 15 de julho será realizada em Cana Verde, a VI Conferência de Assistência Social. O tema para as conferências nacionais deste ano é a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS ( Sistema Único de Assistência Social).
Instituído pela Constituição Federal de 1998, a Assistência Social é um direito de todo cidadão, sendo ela a estabelecer o papel do Estado na provisão da Proteção Social não-contributiva.
O intuito do tema deste ano é reafirmar justamente o papel da assistência social como política garantidora de direitos, esclarecer suas diretrizes, além de trazer os usuários para o centro do debate. Serão quatro eixos de discussão, entre eles o princípio da equidade e o lugar da sociedade civil no SUAS.
O grande entrave das políticas sociais hoje no Brasil é justamente o entendimento do principio de equidade, que de forma objetiva, significa reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para tornar todos os cidadãos iguais.
“As pessoas ainda confundem o assistencialismo e a caridade com a garantia de direitos prevista na política nacional de assistência social. Um dos nossos maiores desafios é mudar a cultura do individualismo para um pensamento que vise direitos da coletividade”, explica Priscila Bastos, gestora de assistência social de Cana Verde.
Por isso, a Conferência realizada em Cana Verde debaterá questões como critérios do Bolsa Família e BPC – Benefício de Prestação Continuada -, visando esclarecer junto a população as diretrizes e objetivos de programas sociais e ressaltar que, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, não é possível tratar os desiguais como iguais.
Como uma prévia do evento, acontecerá no próximo domingo (09), às 14h00, no povoado de Cerradinho, a Pré Conferência de Assistência Social.
Já a conferência oficial acontecerá na Escola Municipal Waldivino José Freire, às 16h00.


Renata C.Souza

Compartilhe este artigo