Cana Verde terá Centro de Pesquisas Epidemiológicas

17 de julho de 2017 18:07 962

Neste mês de julho iniciou-se em Cana Verde a obra de construção do Centro Municipal de Vigilância Epidemiológica.
O principal objetivo do centro é investigar e combater os fatores determinantes para proliferação de doenças no município. A epidemiologia é a principal ciência de informação da saúde, sendo a categoria básica para a saúde coletiva.
No centro será implantado o laboratório de pesquisa entomológica, facilitando assim a análise dos materiais coletados. Atualmente, essa análise é feita em Divinópolis, demorando cerca de 30 dias para resposta.
Com o procedimento feito no próprio município, os resultados serão mais rápidos, agilizando também o combate aos vetores.
Em Cana Verde, a equipe epidemiológica já vem atuando, principalmente, no combate a doenças como dengue, chikungunya e Zika Vírus. Os profissionais fazem visita domiciliar e orientam a população sobre os cuidados necessários para prevenir as doenças.
Aliás, prevenção tem sido um pilar fundamental na elaboração de políticas públicas voltadas para a saúde na cidade. Toda sexta feira, inclusive, é realizada nos dois PSFs do município consultas e exames voltados para a saúde da mulher.
A prevenção e a conscientização são as melhores formas de combater doenças e levar mais qualidade de vida à população. Neste sentido, o trabalho da equipe epidemiológica, de orientar os cidadãos quanto aos perigos de acumular água parada, por exemplo, é de suma importância para o combate a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela urbana.
O prazo para o término da obra no Centro Municipal de Vigilância Epidemiológica de Cana Verde é de 40 dias.


Renata C.Souza

Compartilhe este artigo