Casa de Apoio Renascer: Mãos solidárias na luta contra o câncer

12 de abril de 2021 13:32 285

8 de abril – Dia Mundial do Combate ao Câncer.
E na nossa cidade temos a Associação de Amparo aos Pacientes em Tratamento Oncológico de Perdões e Região – a Casa de Apoio Renascer.
Sua diretoria formada por voluntários tem membros que já passaram por essa experiência ou seus familiares.

Aliás, a sua idealizadora e fundadora, Maria Helena Carvalho Alves, abraçou essa causa após seu marido José Alves Batista, ter sido paciente e com fé em Deus e na medicina superaram tudo. Agora ele faz acompanhamento anual.
A reportagem do VOZ entrevistou o Sr.João, hoje com 67 anos, uma pessoa serena no olhar, na forma de se expressar e encarar a vida.

Jornal VOZ: João, você foi curado e é uma das razões da Casa de Apoio Renascer. Como você descobriu a doença?
João: O meu PSA ( antígeno prostático específico) estava dando alto, aí o médico que estava me acompanhando, pediu que eu fizesse uma biópsia e após fazê-la, deu que eu estava com câncer.
Aí o médico falou que eu tinha duas opções – ou eu podia fazer radioterapia em Varginha, ou poderia fazer a cirurgia. Sendo que a cirurgia podia fazer com ele aqui em Lavras e era pago.
A gente optou pela cirurgia porque segundo ele, era mais garantido, pois a radioterapia poderia voltar a doença após 15 anos.
Fiz a cirurgia, sendo que no momento, não tínhamos o dinheiro e na época ficava em R$4.500,00 (quatro mil e quinhentos reais). A gente não tinha o dinheiro e não existia a Casa de Apoio, ainda.
Minhas duas irmãs deram o dinheiro, assim como o meu cunhado e fiz a cirurgia.

Jornal VOZ: Você nos contou que após a cirurgia, ainda no hospital, aconteceu algo inédito e que marcou para sempre sua vida, sua fé.
João: Depois que fiz a cirurgia, na hora que saí da sala, eu estava acordado, senti uma mão no local da cirurgia. Eu não podia tirar a mão, e quando coloquei a minha mão, senti que era uma mão que estava ali e não tinha ninguém fisicamente comigo. Era um “palpar” diferente de uma mão humana.
Aí quando eu coloquei a mão, Deus falou no meu coração “é a minha mão que está aí te curando.’’

Jornal VOZ: Então, João, você acredita que é importante o tratamento da medicina, mas também é importante a fé?
João: Sim. É a gente acreditar, porque o principal é Deus. Nós precisamos dos médicos, eles receitam, eles tratam bem, mas quem faz a cura, quem abençoa mesmo é Deus.

Jornal VOZ: E hoje temos a Casa de Apoio Renascer firme em sua diretoria, assistente social, voluntários, doações, apoio, mesmo diante dessa pandemia. Isso é muito importante?
João: Muito importante. Todos ajudam e eu tenho uma alegria muito grande, porque essas coisas que ocorreram não ficou só entre eu e a Maria Helena que fundamos a Casa, mas solidarizou com muitas pessoas através de doações.

Jornal VOZ: João, você nos transmite uma paz muito grande. Deixe-nos uma mensagem.
João: A mensagem que deixo é para que todos se cuidem – vá ao médico, tomem os remédios, mas a primeira cura já é de Deus.

Compartilhe este artigo