Cinco homens do estado do Rio de Janeiro foram presos pela Polícia Militar do Meio Ambiente, no início da noite de ontem (08/08) na região do Bom Jardim, zona rural de Campo Belo/MG.
Com os autores, foram encontrados uma enorme quantidade pássaros da fauna silvestre, gaiolas e armadilhas para o cometimento de crime contra a fauna silvestre brasileira.
Os cinco foram abordados pela equipe durante o patrulhamento rotineiro. Eles ocupavam um veículo com placa de Resende/RJ. No interior do veículo foram encontradas:
-4 gaiolas;
-10 armadilhas para apanha de pássaros;
-4 transportadeiras;
-49 pássaros conhecidos por Trinca-ferro (Saltator Maximus);
Em poder dos homens estavam, também, materiais que são utilizados para atrair os animais para a captura.
Os indivíduos relataram serem de Resende/RJ e que os animais capturados são comercializados naquele estado. Somente três pássaros estavam com anilhas, inscritos no órgão ambiental responsável, porém, os autores não são autorizados a manter os animais em cativeiro.
Eles foram presos em flagrante delito por crime ambiental tipificado pela Lei Federal 9.605/98. Os passáros passaram por avaliação médico-veterinária e serão reintroduzidos no habitat natural. Foram lavrados cinco autos de infração que juntos superam R$ 84.600,00.
Estes mesmos autores, são reincidentes, e já foram presos pelo mesmo crime, pelas equipes da Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras e Campo Belo outras duas vezes.
Seja você também um ativista em prol dos animais e da natureza. Não deixe os crimes de meio ambiente sem solução. Denuncie crimes ambientais e pessoas que tenham armas de fogo irregulares, através dos telefones 3829-2100 ou 181, e ainda, pelo e-mail [email protected]
Dados : Meio Ambiente Notícias