Colhendo rosas, ceifando espinhos

3 de abril de 2016 12:00 2909

Passo pela vida,
Contando os dias,
Contando as horas
Contando histórias
No banco imaginário da praça,
Que projetei na alma.

Passo pela vida,
Procurando você no meu caminho,
quando vou escrevendo poesias,
por onde quer que vá passando,

passo pela vida,
recordando o meu passado,
viajando no tempo,
rindo dos apressados
a caminho da morte,
pois calmamente vou
seguindo o meu caminho,
colhendo rosas, ceifando espinhos.

Passo pela vida
Namorando as estrelas no chegar da noite,
Quando vou descansar das labutas do dia a dia…

Passo pela vida,
Buscando lembranças,
Para recordar a sombra do destino.


 

Poesia extraída do livro O Viandante da Estrada, 18º livro do perdoense José Maria Pereira, que mora em Pedro Leopoldo.
No prefácio desse livro Maria Mércia Camargos Nogueira destaca: “É uma honra, sem dúvida, prefaciar esta obra, “O Viandante da Estrada”, do autor José Maria Pereira.
Cidadão de Perdões/MG, formado em Medicina Veterinária pela UFMG, José Maria veio a Pedro Leopoldo para exercer a profissão. Não demorou muito para conhecer e logo se aproximar por sua esposa, minha querida amiga Marisa Toledo. Naquele 09 de janeiro de 1973, casaram-se, constituindo uma família maravilhosa com seus três filhos Flávio, Adriana e Marcelo, posteriormente agraciada com quatro netos. Tornou-se cidadão honorário, fez-se vereador entre 1986 e 1990. Muitas memórias, histórias e experiências nesta trajetória.
Passaram-se os anos, aposentando em 1998, José Maria despertou um dom muito especial para escrever poesias. Inclusive foi convidado para ocupar a 16ª Cadeira da Academia de Letras do Brasil, Seccional da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o que evidenciou seu valor como poeta que encara a todos com suas poesias. Ele escreve, com sabedoria, a esperança de recuperarmos o exemplo daqueles mundo tranquilo de se viver, de lutarmos para combalir tanta desigualdade; o conhecimento do que se foi e a perspectiva do que se esperar deste mundo. Mais que respostas, o poeta nos oferece nos oferece indagações.
Longa jornada de luta deste poeta, sua trajetória é um modelo inspirador que toca o coração das pessoas. Nosso querido amigo vai cumprindo seu destino de fazer parte neste jogo da vida. Além de poeta ímpar, ele é uma das pessoas mais encantadoras e generosas que já conheci”.
Maria Mércia Camargos Nogueira

Compartilhe este artigo