Como se aposentar com 100% do salário

25 de novembro de 2024 11:26 16

Com a Reforma da Previdência a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade foram um dos benefícios mais prejudicados. Essa reforma mudou drasticamente as concessões de aposentadorias e praticamente extinguiu a aposentadoria por tempo de contribuição.
Entretanto, este benefício previdenciário ainda existe, para pessoas que estavam próximas a se aposentar. E assim, sendo beneficiadas pela regra de transição, o chamado “pedágio”. O pedágio é um tempo adicional de contribuição para alcançar a aposentadoria.
Portanto, vejamos 02 modalidades de aposentadoria, da qual pode-se aposentar com 100% do salário:
Aposentadoria por idade:
Valor do benefício: 60% + 2% por ano de contribuição.
Regra de transição:
40 anos (homens) ou 35 anos (mulheres) de contribuição.
Fundamental para conseguir ter uma aposentadoria com salário melhor e com possibilidade de se aproximar do teto do INSS, é planejar a aposentadoria. Enquanto jovens, temos o costume de não nos programarmos tanto para a velhice, o que pode atrapalhar bastante na programação do melhor valor de benefício.
Ainda é possível aposentar com 100% do salário?
Atualmente ainda é possível aposentar com o valor do salário de contribuição. Mas é sempre bom alertar, é essencial um planejamento preciso, para que não seja realizado um adiamento desnecessário da aposentadoria.
Hoje, após a reforma da previdência, para ter direito a 100% da aposentadoria, é necessário contribuir um período maior, vejamos:
Na aposentadoria para a mulher aumenta-se 2 pontos por ano contribuído, a partir dos 15 anos de contribuição.
Na aposentadoria para homens, aumenta-se 2 pontos por ano contribuído, será válido por ano a mais a partir de 20 anos de contribuição.


Com isso, mulheres terão direito a 100% do benefício com 35 anos de contribuição e homens, com 40 anos de contribuição.

Conclusão
O cálculo da aposentadoria é um estudo necessário para garantir o direito de receber um benefício justo. Entender as regras da aposentadoria, como aplicar os percentuais corretos e considerar os pedágios, que podem ser vantajosos ou não, se torna essencial, perante toda complexidade.
Ao analisar o requerimento de aposentadoria, é um dever comparar as opções de aposentadorias, levando em consideração tempo, legislações, coeficientes e a aplicação correta das regras de transição, que podem impactar o salário da aposentadoria.
Com um estudo profundo, você pode garantir o melhor benefício da sua aposentadoria e garantir uma estabilidade mais justa na velhice.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão de matéria;
Fale comigo nas redes sociais: instagram @danilovilelaadvogado
Facebook: Advocacia Danilo Vilela ou pelo site www.advocaciadanilovilela.com.br

Danilo Toledo Vilela Júnior / OAB/MG nº 87.619
Fonte: www.previdenciarista.com

Compartilhe este artigo