Desde 1908 se comemora em quase todo o planeta o dia das Mulheres, recebemos a honra de ter um dia só pra nos devido as nossas lutas para ter uma posição feminina na sociedade, como o direito de voto em 1928, a morte do costume de apenas meretrizes usarem batom vermelho em 1800 e até mesmo o direito de mulheres se publicarem com seus textos e livros no século 20.
Olhando pra trás todas essas informações nos mostram o quão somos fortes e deixa apenas como lenda os dizeres que somos o sexo frágil! Nós mulheres trazemos a vida ao mundo, conquistamos nossos lugares no mercado de trabalho, aguentamos firmes piadinhas de homens ao andar na rua, aqueles assovios e olhares indesejados, mensagens e ligações no direct e até mesmo xingamentos quando apenas ignoramos e sobrevivemos a cada dia nesse mundo, conquistando nosso espaço devido a nossa garra e trabalho.
Ser mulher não é apenas cuidar de casa, lavar, passar ou dar à luz, é ter consigo um coração gigante, as emoções a flor da pele, é sentir junto a dor de outra mulher, ter o dom do amor e do verdadeiro sentido da vida. Nós mulheres não podemos deixar que o nosso dia seja lembrado apenas por flores e chocolates, ele acarreta vitórias que muitas outras antes de nós conseguiram, vitórias pelas quais devemos continuar lutando a cada dia.
Que nesse dia 8 de Março não apenas fiquemos felizes com presentes, mas com toda a trajetória feminina até aqui, que possamos lembrar que o que nos define é quem nós somos, nossa garra e não nossos costumes ou posições sociais, lembremos o real sentido de sororidade e empatia umas com as outras, pois a história mostra que juntas somos mais fortes e que frágil é apenas um adjetivo dado para nos desestabilizar.
Feliz dia das Mulheres Guerreiras!
Por Karime Sena