Dízimo, Expressão Forte da Vida Comunitária

21 de setembro de 2020 12:36 645

“Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria.” (ECLO 35, 11).
Antes de sua morte, estando Jesus Cristo com os discípulos, disse-lhes: “Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (Jo, 13-14).
A vivência do amor fraterno ensinado por Jesus se aperfeiçoa à medida que tomamos consciência de que somos Igreja, que formamos uma comunidade religiosa, onde somos corresponsáveis pela vida em comum. E o compromisso com o dízimo está intimamente ligado a esta corresponsabilidade.
Como membros do corpo (Igreja) devemos estar atentos às suas necessidades, para tanto, compreendendo o significado das quatro dimensões do dízimo, a saber: a religiosa, a eclesial, a caritativa e a missionária.
A dimensão religiosa do dízimo refere-se à relação do cristão com Deus. Contribuindo com parte de seus bens, o fiel aprofunda sua relação com Aquele que lhe provém em todas as suas necessidades. Assumindo o compromisso de ser dizimista, o cristão livremente devolve ao Pai parte de tudo que lhe foi concedido por Ele.
A dimensão eclesial do dízimo está diretamente ligada às condições financeiras indispensáveis para um bom trabalho pastoral, como, por exemplo, a necessidade de subsídios financeiros para aquisição de velas, vinhos, hóstias e instrumentos adequados de comunicação para que a Palavra de Deus seja bem transmitida e assimilada. Também compõem a dimensão eclesial os gastos com a catequese, as taxas públicas devidas pela paróquia para pagamento dos serviços de abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, serviços de telefonia, bem como para pagamento dos empregados da paróquia, pagamento do salário do padre, como estabelecido em cada diocese.

A dimensão caritativa do dízimo relaciona-se com os aspectos de promoção humana, de acolhimento aos mais necessitados. Toda comunidade cristã consciente deve ter uma equipe de promoção humana que não se limita ao “dar”, mas procura conhecer as causas do problema daquela pessoa ou daquela família para, depois, desenvolver um trabalho conjunto para tentar eliminar suas carências.
À medida que acolho o meu irmão necessitado na comunidade, estou acolhendo o próprio Cristo.
A dimensão missionária do dízimo, por sua vez, consiste em preparar catequistas, animadores de comunidade e missionários para evangelização, inclusive nas terras distantes, desprovidas de padres, de pregadores da Palavra de Deus.
Cientes das dimensões do dízimo, estaremos mais aptos a assumirmos nosso compromisso como dizimistas, com a consciência de que o dízimo deve ser partilhado de forma sistemática, ou seja, todo mês, porque irá subsidiar despesas habituais que se repetem no correr do ano.
“Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário” (Ml 3,10)

Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Perdões/MG
Colaboradora:Joana D´Arc do Carmo Eurico Morais Penido

Compartilhe este artigo