Dona Alba comemora o seu centenário

27 de março de 2021 17:52 718

No dia 27 de março de 1921 nasce uma mulher que escreve
a sua história e conta a história de outras pessoas

Dona Alba, 10 filhos, 21 netos e 18 bisnetos.
Através do jornal acompanho, registro Dona Alba nos eventos desde 2004. Cerimônias, solenidades cívicas lá estava ela com sua presença honrosa e marcante. Cliquei com alegria Dona Alba no camarim antes do show na Praça da Caridade, conversando e sendo abraçada pelo Pe.Fábio de Melo (foto).

Registro VOZ – maio de 2012
Dona Alba com o Pe.Fábio de Melo

Fiz reportagens quando ela esteve à frente, juntamente com sua filha Albinha, da Exposição de Fatos e Fotos, evento que fazia parte da programação do aniversário de Perdões(foto).

Registro VOZ – Maio de 2012
Dona Alba na Exposição Fatos e Fotos em
comemoração ao Centenário de Perdões

Reportagem na Escolinha Doméstica, com Exposição em dezembro dos trabalhos de bordado das alunas e colaboradoras realizada por Dona Geralda e outras voluntárias (foto).

Registro VOZ – Dezembro de 2014
Dona Alba na Escolinha Doméstica

Mas a nossa amizade, a nossa ligação tornou-se mais forte a partir de fevereiro de 2012, ano do Centenário de Perdões, onde Dona Alba, sua filha Dona Albinha e o neto Antônio escreveram o primeiro texto como ”introdução para se falar de uma bela história (texto abaixo). Na Coluna Cultura/Centenário de Perdões.

Algumas edições depois ela continuou escrevendo sozinha e está até hoje com a sua coluna – 100 anos, 101, 102…108 anos de Perdões.
Escreve manualmente em folha pautada de caderno.
Se pensou em parar de escrever, os leitores não deixaram…Tem leitores fiéis na sua Coluna.
Com Dona Alba ”conheci” pessoas que não conheci pessoalmente.
Com Dona Alba aprendi a importância do amor com disciplina, da serenidade no olhar sentada no banco da igreja ouvindo a palavra de Deus através dos padres.

Com Dona Alba aprendi a doçura de um pequeno gesto ao entregar sacolinhas de guloseimas para as crianças na igreja e para o meu neto quando vai buscar a folha escrita com seu texto para digitar.
Com Dona Alba refleti sobre a importância da fé e da oração.
Com Dona Alba emocionei com o carinho e amizade pela família e pelos que dela se aproximam.
Com Dona Alba encontrei forças para nunca desistir, mesmo diante de injustiças.
De 2012 quando iniciou sua coluna até a de hoje, foram 461 edições. E dessas 461 edições, pouquíssimas vezes Dona Alba não escreveu. Quase certeza que temos cerca de 450 textos, crônicas, narrativas dessa mulher, mãe, avó, bisavó, professora, escritora e exemplo para tanta gente.
100 anos. Um Século.
100 anos de história, cultura e esperança.
Imprimimos aqui em palavras o que já está impresso em nossos corações.
Receba o carinho da família VOZ e dos nossos leitores.
Paz, harmonia, saúde e muitas alegrias ao lado da sua família e dos seus amigos!
Que Deus a abençoe sempre!
Feliz Aniversário!

Obs: Desde março de 2020 enfrentamos uma pandemia. O COVID-19 impede a todos nós de abraçá-la presencialmente. Impede que haja uma grande festa com uma mesa farta.
Mas não impede o que sentimos pela senhora.
A festa, o abraço, acontece em nossos corações, pensamentos, pela internet – distante presencialmente, mas tão próximo das nossas almas.

Compartilhe este artigo