Emater de Perdões recebe veículos por indicação do deputado Fábio Cherem

11 de maio de 2017 9:08 2051

O deputado estadual Fábio Cherem participou na última sexta-feira(5) em Belo Horizonte, da solenidade de entrega de 46 veículos para as empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Os veículos entregues pelo governador Fernando Pimentel irão beneficiar 40 municípios mineiros e serão utilizados no atendimento dos agricultores, principalmente produtores de café, e no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado, num investimento de R$ 1,6 milhão e contemplará 14 Territórios de Desenvolvimento.
Por intermédio do deputado Fábio Cherem, a região do Alto do Rio Grande foi contemplada com quatro veículos, sendo dois para a unidade da Epamig em Lavras, um terceiro para a Emater de Perdões e o quarto para a Emater de Nepomuceno. O parlamentar lavrense fez a entrega das chaves do veículo para a Emater de Perdões para os representantes da entidade na cidade, Belchior Teixeira de Souza e Reinaldo Bertone, que estavam acompanhados do vereador Alyson Carvalho Pereira (Ratinho). “Reestruturar os serviços do Estado para melhor atender às expectativas do agronegócio na região é importante e necessário”, destacou o deputado.
Os veículos foram adquiridos por meio de convênios firmados com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e com o extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), atual Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República.
Pimentel ressaltou a importância de anunciar a entrega de veículos e uma ferramenta de mapeamento do setor agropecuário. “É uma entrega que pode parecer singela para as pessoas que olham de longe ou que não têm a vivência do setor. Mas eu digo para vocês que é importante, merece muito mais do que a presença do governador, merece todo o apoio e prestígio do Governo do Estado, porque nós estamos destacando aqui a importância do setor agropecuário”, resumiu
Durante o evento, também foi anunciada a estratégia de estruturação do geoportal “Observatório da Agricultura” – um sistema de informações sobre a agropecuária em Minas Gerais. O governador Pimentel fez a entrega dos tablets com o programa de geoprocessamento, que fará o processamento informatizado de dados georreferenciados que permitem o uso de informações que possam associar coordenadas para diversas aplicações, permitindo reduzir a especulação de mercado em relação às estimativas de safra de café pela área precisa plantada, o controle de pragas e doenças, além de eventos climáticos. No primeiro momento, o portal trará informações estratégicas sobre o parque cafeeiro do estado.

 

2

3


Por Adriano Salgado – Assessoria de Comunicação

 

 

 

Compartilhe este artigo