Entrega da Medalha da Inconfidência valoriza a democracia e a liberdade

22 de abril de 2024 9:48 29

Solenidade contou com a presença do presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite. Deputado João Junior foi agraciado com a Medalha de Honra.

democracia, a liberdade e a memória de homens e mulheres importantes para a História do Brasil foram enfatizadas durante a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, na manhã deste domingo (21/4/24), em Ouro Preto (Região Central). A cidade se torna simbolicamente a Capital do Estado no feriado nacional que recorda a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira. 

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); do presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite (MDB); e de outras autoridades. Este ano foram indicadas condecorações a 171 pessoas: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência. O deputado João Junior (PMN) recebeu a Medalha de Honra.

A solenidade iniciou-se com honras militares na Praça Tiradentes, com a presença dos Dragões da Inconfidência, a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência e salva de 21 tiros. Após, a entrega das condecorações foi realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a presença de público.

O indicado para o Grande Colar foi o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, que não pôde comparecer à cerimônia devido a questões de saúde. Ele presidiu o país por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2002, e foi um dos criadores do Plano Real, que completa 30 anos em 2024. O Grande Colar é concedido a chefes de Estado, chefes de governo e chefes dos demais Poderes da União.

Assessoria de Imprensa da ALMG
Gerência-Geral de Imprensa e Divulgação

Compartilhe este artigo