As vendas na sua empresa estão caindo? Culpa da crise? Você sabia que o custo de se conquistar um novo cliente é 5 vezes maior do que manter um antigo? E são eles, os seus clientes, os principais responsáveis pelo seu sucesso ou insucesso.
O cliente quando chega na sua empresa não busca apenas o melhor preço ou produto com qualidade. Ele também deseja ser bem atendido num ambiente confortável; analisa e compara as formas de pagamento entre você e seus concorrentes; fica preocupado com garantia do produto que esta adquirindo e espera que, se tiver problemas, terá um canal de fácil comunicação com a sua empresa para resolver a questão. Então, o e-mail da sua empresa, telefone ou o link de serviços ao consumidor (SAC) que esta disponibilizado no site de uma empresa devem ser ferramentas que realmente funcionem. Essas ferramentas de comunicação devem ser consideradas obrigações da empresa.
Se você já faz tudo isso, com certeza você já sabe que um cliente satisfeito recomenda a empresa aos conhecidos assim como o insatisfeito, além de deixar a empresa, também passará uma mensagem negativa aos amigos.
Mas, afinal o que mais você pode fazer para fidelizar o seu cliente? Não existe uma fórmula mágica.
A empresa pode adotar estratégias como descontos especiais para o cliente que volta para a próxima compra; adotar programas de pontos; fazer parcerias com outras empresas para presentear seus clientes com descontos ou outros benefícios em outras empresas como hotéis e restaurantes; pode sortear prêmios e muitos outros.
Mas, a fidelização consiste basicamente em cativar o cliente, em compreender o que ele busca e, principalmente, como ele gosta de ser atendido.
Sendo assim, antes de você adotar qualquer estratégia de fidelização, será preciso estudar e entender o comportamento de compra do seu consumidor, ou seja, o que ele realmente necessita.
Não adianta você oferecer ao cliente um desconto especial ou qualquer outro beneficio num produto que não lhe interessa.
Até a próxima!
Kelly Torres
Professora e Consultora Educacional de Empresas
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