IF Sudeste MG e AMAGRI: parceria de sucesso!

16 de agosto de 2021 14:04 272

Para auxiliar no processo de empoderamento das agricultoras e também na consolidação e estruturação da AMAGRI, no período de julho a dezembro de 2019, foi executado o primeiro projeto de extensão do IF Sudeste MG – Campus Bom Sucesso em parceria com a associação. Esse projeto teve como objetivo principal empreender atividades que desenvolvessem as capacidades de autonomia, participação e afirmação das agricultoras da AMAGRI, nos processos de desenvolvimento local e no uso sustentável dos recursos naturais. De acordo com as demandas levantadas na pesquisa inicial, oficinas foram realizadas, bem como um suporte técnico foi ofertado à AMAGRI pelos servidores e discentes do IF Sudeste MG – Campus Avançado Bom Sucesso.

O projeto utilizou uma metodologia participativa auxiliando a associação nas suas tomadas de decisões, através de conhecimento integrado, com adoção de tecnologias que buscam contribuir para o fortalecimento da AMAGRI. No entanto, ficou claro para todos os servidores e discentes envolvidos com a execução do projeto que a AMAGRI ainda necessitava do auxílio do IF Sudeste MG para sua consolidação e estruturação. Dessa forma, mesmo após o fim da execução do projeto os envolvidos no projeto continuaram assessorando a AMAGRI por meio de outras ações de extensão, tais como a Feira Virtual, ação de extensão que possibilitou a divulgação e comercialização de forma eletrônica dos alimentos produzidos pelas agricultoras durante a pandemia.

No início da pandemia, com o isolamento social e a quarentena as agricultoras associadas à AMAGRI foram impossibilitadas de venderem seus produtos na feira livre e também por algum tempo ficaram sem realizar as entregas de seus produtos via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em função do fechamento das entidades filantrópicas no início da pandemia. Consequentemente, essas mulheres ficaram sem renda e se depararam com as seguintes questões: Como pagar suas contas? Como arcar com os custos da sua propriedade? E a dúvida: manter ou não a produção? Diante desse cenário e de todas as dificuldades impostas pela pandemia, os servidores e discentes do Campus Avançado Bom Sucesso tiveram a ideia de implantar o comércio eletrônico para a divulgação e comercialização dos produtos produzidos pelas agricultoras. Para tanto foi elaborado um catálogo (Figura 2) com os nomes das associadas, juntamente com o contato das mesmas e os produtos que elas comercializavam. Posteriormente esse catálogo foi amplamente divulgado nas redes sociais e também ganhou projeção nacional ao ser exibido no programa Nosso Agro da Band a fim de inspirar outros agricultores que passavam pelas mesmas dificuldades na comercialização dos seus alimentos.

Recentemente, a coordenadora do projeto, Professora Danielle P. Baliza, recebeu o convite do programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres juntamente com a Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) para descrever o case de sucesso da AMAGRI em uma cartilha que será publicada em breve sobre cooperativismo e associativismo. Na cartilha foi destacada a importância de parcerias firmadas com instituições como a do IF Sudeste MG para a consolidação e fortalecimento da associação.

Também em parceria com a IWCA Brasil surgiu a oportunidade de submeter um novo projeto à embaixada americana intitulado “Building Visibility: Racial Equity in the Brazil – USA Coffee Value Chain” que envolveu além do Campus Avançado Bom Sucesso a AMAGRI, a IWCA Brasil e o Coffee Coalition for Racial Equity (CCRE). Este projeto tem como objetivo promover a conscientização, a igualdade racial e a inclusão na indústria cafeeira brasileira. Assim, é uma oportunidade para que essas mulheres possam ser mais vistas e reconhecidas, além de seu café ser mais valorizado.

Recentemente, o IF Sudeste MG – Campus Bom Sucesso firmou uma parceria com a docente Jéssica Ferreira Rodrigues do IF Minas Gerais – Campus Bambuí para desenvolver o projeto de extensão intitulado “Aplicações de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos na Agricultura Familiar: uma abordagem para capacitação de pequenos produtores” que também atenderá as demandas da AMAGRI e auxiliará no processo de assessoramento junto as mulheres agricultoras.

O projeto inicial de extensão cresceu, gerou frutos e conseguiu empreender atividades que auxiliaram no empoderamento das mulheres agricultoras da AMAGRI, além de auxiliar na consolidação e estruturação da associação.

Os Institutos Federais são de grande importância para o fortalecimento das associações, com certeza fazem toda a diferença para muitas pessoas que tem sua vida impactada de forma positiva em virtude da execução desses projetos e ações.

Professora Danielle P. Baliza

Compartilhe este artigo