Incêndio florestal é debelado pela Polícia Militar do Meio Ambiente de Lavras

20 de agosto de 2021 10:33 220

Na tarde do dia 18 de agosto de 2021, no município de Itumirim a guarnição policial do meio ambiente, comanda pelo 3º Sgt Gustavo avistou grande quantidade de fumaça na zona rural, atrás de uma região montanhosa, conhecida por Serra do Sofá. De imediato deslocou para esse local para averiguar o que estava acontecendo, deparando com um incêndio florestal, cujo fogo estava se direcionando para a referida serra.

Os militares iniciaram o combate ao incêndio utilizando-se de ramos para abafar o fogo e da técnica do contra fogo, que consiste em atear fogo de encontro a um incêndio florestal para impedir-lhe a propagação. Após intenso trabalho, foi possível extinguir o fogo, evitando seu contato com a região de serra, o que poderia causar grande dano ambiental à fauna e a flora, pois o fogo poderia destruir uma região muita extensa. Apesar dos esforços dos três militares da guarnição, o incêndio destruiu uma área adjacente à serra de 60 hectares constituída por pastagem, plantio de eucaliptos e vegetação nativa em área comum e de preservação permanente. Não foi possível identificar o autor do incêndio.

_A Polícia Militar do Meio Ambiente orienta que provocar incêndio em mata ou floresta é crime capitulado no Artigo 41 da Lei Federal 9605/98 com pena de reclusão de 2 a 4 anos e multa bem como no Artigo 250 do Código Penal, que prevê pena ainda mais grave.

Seja um defensor da natureza Informações e denúncias à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected]

Polícia Militar de Meio Ambiente: trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Polícia Militar de Minas Gerais: 246 anos. Nossa profissão, sua vida.
2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG.

por Meio Ambiente Notícias

Compartilhe este artigo