Junho Laranja – Mês de Combate à Leucemia

21 de junho de 2021 12:59 318

A campanha do mês de junho dirige-se a informação e prevenção à leucemia, o tipo de câncer mais frequente em crianças e um dos mais comuns no mundo. Caracteriza-se como uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente de origem desconhecida. O acúmulo de células defeituosas e o funcionamento inadequado da medula óssea podem levar a sintomas muito variados de acordo com o tipo e evolução da doença.
Em geral, pode-se observar sintomas semelhantes à síndrome anêmica (fadiga, falta de ar aos esforços e/ou repouso, palpitações, claudicação, sonolência, confusão mental), mas há um comprometimento mais evidente relativo à redução dos glóbulos brancos, levando a uma maior suscetibilidade a infecções frequentes, febres, gânglios linfáticos inchados (ínguas), perda de peso sem motivo aparente, desconforto abdominal, dores nos ossos e nas articulações, dentre outros.

Na maioria dos casos não há um fator de risco que possa ser modificado e que, portanto, possa ser considerado um fator prevenível. Vale ressaltar que por se tratar de um câncer, a detecção em sua fase inicial é fundamental para que haja uma maior chance de tratamento. Após a confirmação do diagnóstico, diversas modalidades terapêuticas podem ser realizadas de acordo com o aspecto clínico do paciente e do subtipo da leucemia. É importante lembrar que o transplante de medula óssea não está indicado em todos os casos, mas pode ser necessário como a quimioterapia, imunoterapia, dentre outros.
Mais uma vez é importante mencionar a necessidade de se ficar sempre atento aos sinais dados pelo corpo.

Rua Romão Fagundes, 206 – Vila Nova – Contato(35) 9 9750-4425
Casa de Apoio Renascer – Mãos Solidárias na Luta Contra o Câncer

Compartilhe este artigo