Lira Perdoense recebe instrumentos musicais

12 de fevereiro de 2017 15:19 1403

Programa Bandas de Minas cumpre novas etapas e desta vez contempla o município de Perdões

Fomentar e estimular programas culturais por meio de incentivos. Este é um dos objetivos do Programa Bandas de Minas que distribui instrumentos gratuitamente para bandas civis no estado de Minas Gerais. O objetivo é valorizar elementos singulares da cultura mineira e a música é um deles.

Na última semana, o programa cumpriu mais duas etapas com a entrega de instrumentos em Barra Longa, Território Caparaó, na quinta-feira (02). Na ocasião, foram doados 183 instrumentos para 37 bandas de 31 municípios mineiros. A outra doação aconteceu na capital mineira, na última sexta-feira (03), durante solenidade realizada no Palácio da Liberdade, quando foram entregues 265 instrumentos para 48 bandas de 43 municípios mineiros, entre elas para a Corporação Musical Lira Perdoense.
Para o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Adalclever Lopes (PMDB), este é um programa fundamental para o estado. “Iniciativas como estas são importantes porque mantém vivos os polos culturais de Minas Gerais. As bandas merecem ser devidamente valorizadas porque são fundamentais na formação de músicos e de cidadãos mineiros”, observou o presidente durante a solenidade na última sexta-feira ao ver a Lira Perdoense ser contemplada. Adalclever Lopes ainda lembrou com carinho o tanto que a Lira faz diferença na vida do cidadão perdoense. “Esta banda sempre esteve presente em todos os eventos da cidade e se destacou pelo talento de cada um de seus integrantes”, afirmou.
A Secretaria de Estado de Cultura tem cadastradas aproximadamente 700 bandas de música em pleno funcionamento. São mais de 20 mil músicos, de todas as idades e procedências, difundindo a cultura musical e preservando as comemorações cívicas, religiosas e eruditas das cidades mineiras.
O Programa Bandas de Minas é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Codemig, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A entrega de instrumentos musicais começou em 2003 e a partir de 2011 passou a ser regido por edital. E pela primeira vez, um edital do Programa Bandas de Minas levou em consideração a região territorial onde está localizada a banda inscrita para fazer a seleção das ganhadores de instrumentos: trompas, clarinetes, flautas, saxofones, trompetes, trombones, bombardinos, bombardões, pares de pratos, surdos, caixas e bumbos.


Corporação Lira Perdoense – A Lira Perdoense é a única banda civil de música do município de Perdões. Ela foi fundada em 05 de setembro de 1970 e se apresentou pela primeira vez em 1971. As datas comemorativas, eventos religiosos, aniversário da cidade entre outros eventos sempre contaram com a presença da Corporação Musical Lira Perdoense.
Em 1975 a banda foi classificada em 6º lugar entre as 100 bandas que participaram do concurso de bandas em Belo Horizonte e foi a única convidada pelo município de São João Del Rei a executar o Hino Nacional na presença de Tancredo Neves na ocasião de sua eleição como Presidente da República em 1985.
A Lira Perdoense é considerada o coração da cultura do município de Perdões graças ao senhor José Oliveira de Assis que sempre se esmerou para que a banda durasse por tantos anos.

Gisa Campos
Assessora de Comunicação da bancada do PMDB na ALMG

Compartilhe este artigo