Mais um animal silvestre ferido é resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente

26 de fevereiro de 2021 0:01 361

Na manhã de hoje (25/02/2021) a Polícia Militar do Meio Ambiente de Campo Belo, realizou o resgate e transporte de um Tamanduá bandeira (Mymecophaga tridactyla), também chamado iurumi, jurumim, tamanduá-cavalo e outros, que é um mamífero xenarto da família dos mirmecofagídeos, encontrado na América Central e na América do Sul, e no Brasil está na lista de animais em risco de extinção.

O tamanduá resgatado foi encontrado há uns 03 dias atrás em uma fazenda na zona rural de Candeias/MG, e se encontrava com algumas lesões, sendo inicialmente cuidado pelos próprios moradores da fazenda, e ainda, lhe fornecendo água e alimento, bem como medicando os ferimentos, contudo devido ao estado debilitado, verificou-se a necessidade de um atendimento mais especializado.

A remoção foi realizada com todos os cuidados numa viatura da Polícia Militar de Meio Ambiente de Campo Belo, integrada pelos Sargento Evandro, Cabo Wilton e Cabo Danilo, sendo encaminhado para ambulatório de animais silvestres e exóticos da UFLA, onde outra equipe da PM MAmb composta pelos Tenente Ludgero e Cabo João Bosco já aguardavam juntamente com uma equipe da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária UFLA coordenada pela Professora Samantha Mesquita Favoreto, os quais juntos deram todo o suporte para o recebimento do animal.

Numa primeira avaliação por parte da equipe da UFLA constatou-se que o animal se encontra bem fraco, desidratado, com lesões nas patas, na orelha esquerda, e infecção de pele, sendo necessária a internação e cuidados intensivos, que o prognóstico é reservado e o quadro é grave, esperando-se que responda aos tratamentos.

Saiba que ao se deparar com espécimes nativas não deve se aproximar deles, pois, os animais mesmo que aparentemente dóceis podem se sentir ameaçados e se tornarem perigosos por ação instintiva. Afaste-se, e acione a Polícia Militar do Meio Ambiente ou outro órgão que possa dar uma resposta. Não maltrate animais, muitas das vezes eles se aproximam de áreas urbanizadas e residências a procura de alimento ou em fuga de algum perigo, como incêndios.

Ficam aqui registrados nossos agradecimentos aos cidadãos que deram os cuidados iniciais ao animal, e acionaram a PM de Meio Ambiente para o resgate, e também, à equipe da UFLA com a qual é mantida uma parceria com a PM MAmb que visa o bem-estar dos animais, e do meio ambiente como um todo, por meio de projetos de educação e preservação ambiental.

Informações à Polícia de Meio Ambiente podem ser feitas pelo telefone (35) 3829-2123 ou pelo e-mail: [email protected].

Polícia Militar de Meio Ambiente – trabalhando para instruir, proteger e preservar!

Polícia Militar de Minas Gerais: 245 anos. 2021: ano comemorativo dos 40 anos da mulher na PMMG

Compartilhe este artigo