”Mexa-se” – projeto de extensão do curso de Fisioterapia do UNILAVRAS

5 de outubro de 2018 10:57 1234

O sedentarismo figura como um importante fator de risco para o desenvolvimento de inúmeras doenças, dentre elas aquelas relacionadas ao sistema cardiovascular.
As doenças cardiovasculares lideram as causas de morte em todo o mundo, independente de fatores econômicos. Além disso, apresentam relação com hospitalizações e uso de recursos financeiros públicos. Essas doenças possuem origem multifatorial e estão associadas frequentemente a fatores de risco não modificáveis e também àqueles passíveis de modificação
O desenvolvimento da aterosclerose coronariana e cerebrovascular demonstra relação com fatores de risco; muitos deles associam-se ao estilo de vida tais como hábitos alimentares, tabagismo e prática de exercícios físicos. Estes fatores são passíveis de modificação por ações educativas em saúde.
A prática regular de atividade física demonstra ser um meio protetor para a ocorrência de doenças cardiovasculares, reduzindo não só a mortalidade cardiovascular mas também por outras causas. Pessoas com maior capacidade física apresentam redução do risco de morte que independe de outros fatores de risco
O projeto de extensão denominado “Mexa-se”, do curso de Fisioterapia do Unilavras se propõe a oferecer a prática de atividade física regular na forma supervisionada, realizada em grupo. Os participantes serão indivíduos adultos sabidamente portadores de fatores de risco cardiovascular (Diabetes Mellitus, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemias), controlados e devidamente liberados para tais atividades pelo médico responsável.  Além disso, os indivíduos participantes receberão informações à respeito das doenças cardiovasculares e seus fatores de risco associados, sua evolução, possíveis complicações e formas de intervir no processo, aumentando as chances de melhoras no prognóstico.
Os atendimentos acontecem às segundas e quartas, de 10hs às 11hs da manhã, na Clínica de Fisioterapia do Unilavras. Para participar, o paciente deverá levar encaminhamento médico por escrito. Informações pelo telefone 3694-8110.

 

Compartilhe este artigo