Muita emoção na Inauguração da Padaria Municipal

4 de junho de 2019 9:38 1275

No dia 17 de maio foi inaugurada a Padaria Municipal Antônio de Paula Pereira Filho como parte da programação das festividades dos 107 anos de Perdões. Presentes vários segmentos da sociedade. Presente também o Deputado Federal Mauro Lopes, que fez a indicação dos recursos para a aquisição do maquinário.
Vale ressaltar a presença da família do homenageado, o primeiro padeiro de nossa cidade, o Sr.Antônio de Paula Pereira Filho. Aliás a sua filha, Graças Pereira Freire, leu uma emocionante mensagem para todos (abaixo no destaque).
O secretário de Assistência Social, Sandro Oliveira, se empenhou muito e teve o respaldo da Administração para colocar tudo em funcionamento. Em seu discurso ele destacou que ‘‘A padaria municipal está chegando para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social e para ser parceira das entidades assistenciais e escolas de nossa cidade…”


Nascido a 4 de julho de 1917, nosso pai – Antônio de Paula Pereira Filho, o Sô Toninho – foi, desde cedo, um lutador: começou, muito jovem, a trabalhar como retireiro; mais tarde, conseguiu o emprego de padeiro na primeira padaria de Perdões do Sr. José Assunção. Toda manhã, depois de amassar e assar os pães, ele carregava, nos ombros, um enorme e pesado balaio, repleto de pães, e ia pelas ruas da cidade, subindo e descendo morros, distribuindo pães de porta em porta. Ficou, então, conhecido como Toninho padeiro. Muito econômico, conseguiu juntar algumas economias, comprou uma charrete e um cavalo e, à tarde, fazia carretos. E assim, abriu um boteco, que depois passou a venda, que depois virou um modesto armazém. E, junto com minha mãe – a D. Divina – fazendo um pouco de tudo: plantando horta, matando e arrumando porco, virando fumo, amarrando vassouras, descascando e triturando milho, fazendo fubá… criou nossa família. Passou a ser, então, o Sô Toninho da venda. Meu pai foi um homem íntegro, honesto, simples, caridoso, humilde, amigo, respeitado e querido por todos que o conheciam.
E hoje, nós – seus filhos, netos, bisnetos, noras e genro – estamos orgulhosos, felizes e agradecidos com esta homenagem prestada a ele. Saber que o nome do Sô Toninho será perpetuado nesta casa e que ele será sempre lembrado muito nos emociona.
Agradecemos ao Prefeito Municipal – Sr. Hamilton Resende Filho, ao vereador Marcos Tadeu de Carvalho e demais vereadores, ao secretário de Assistência Social, Sr. Sandro Oliveira, e a todos os que, direta ou indiretamente, apoiaram, escolheram, votaram e tornaram realidade este projeto.
A todos vocês que nos honraram com este maravilhoso presente, todo nosso reconhecimento, nosso carinho, nossa gratidão.
Nosso pai, lá onde ele estiver, tímido como era, deve estar, como nós, emocionado e sem saber onde colocar as mãos.
Muito, muito obrigada!
Graças

Compartilhe este artigo