Desde a criação do mundo a mulher tem papel fundamental na obra divina. Geradora da vida sua responsabilidade nos destino humano é de grande importância.
Em parceria com o homem a mulher vem realizando a grande missão de trazer uma vida a este planeta.
As grandes mulheres na história humana a começar pela primeira até a última a reencarnar aqui serão sem dúvida alguma as que mais contribuirão para a evolução planetária.
Fico aqui imaginando as primeiras mulheres a habitar a terra rústica e selvagem do passado, morando em cavernas, lutando para sobreviver a violência da época, enfrentando o clima ora quente, ora gélido, os poucos recursos existentes, cuidando com dificuldade dos filhos e companheiro.
Vamos seguindo no tempo e vendo os povos buscando fixar moradia em algum lugar com possibilidade de uma vida melhor, e junto as mulheres desempenhando sua missão de mãe, esposa, companheira.
Foi longo o caminho e aqui estamos ainda contribuindo com o progresso da terra e buscando evoluir cada vez mais.
Ha algo na mulher que lhe direciona para o melhor caminho a seguir – é a sua sensibilidade, seu desprendimento, seu amor .
Nos grandes exemplos de mulheres uma se destaca das demais, Maria de Nazaré, mãe do sublime Peregrino Jesus Cristo.
Ela recebe em sua responsabilidade um ser iluminado que vem à terra modificar sentimentos e costumes egoístas e ensinar o amor incondicional. Ela doa a sua vida a este propósito com coragem, força, amor e resignação. Vê com coração sangrando tudo que lhe é de mais sagrado lhe ser tirado com violência e dor, mesmo assim, suporta tudo e segue levando em frente a mensagem de seu Filho amado morto na cruz.
Nos transforma em seus filhos e com o mesmo amor olha por nós como mãe amada que é.
E nós, as simples mulheres, vamos aqui a seu exemplo sendo a melhor mãe possível, a melhor esposa possível, a melhor pessoa possível.
A conquista alcançada pela mulher hoje é o reconhecimento da sua luta em prol de todos.
Ser mulher é respeitar o corpo que abriga este espírito missionário, é trabalhar a ética e a moral que faz da mulher um exemplo de força interior e desprendimento.
Hoje se fala muito do empoderamento feminino, e para que isso aconteça a mulher não tem que medir forças com nada, nem ninguém, tem simplesmente que manter sua dignidade, sua moralidade e o respeito pelo mundo em que vive.
Na doutrina espírita a mulher tem os mesmos direitos e deveres que o homem, não há diferença, pois antes de se ser homem ou mulher, somos um espírito que nasce na terra simples e ignorante para aprender e evoluir.
Cabe a cada um aproveitar esta oportunidade para realizar o seu melhor, respeitando a lei divina escrita na consciência de todos nós .
Que cada mulher possa compreender a importância que tem ser mulher e o quanto é maravilhoso ser mulher!
A todas as mulheres nossa homenagem e desejo saúde, paz e felicidade!
por Ivone de Castro