Nós por elas

6 de setembro de 2021 9:34 200

Olá… Começo hoje a me comunicar através do Jornal Voz. Jornal que em cada detalhe é feito por mulheres… Falaremos de dois assuntos importantes: POLÍTICA e MULHER.
Muito se ouve falar sobre a participação da mulher na política: direitos adquiridos, feminismo, mulheres no espaço de poder, longa jornada de trabalho e igualdade são expressões cada vez mais comuns no dia a dia.

O combate à violência doméstica, a luta por mais creches, mais acesso à educação e outras demandas sociais que dizem respeito ao universo feminino são temas constantemente discutidos nos espaços públicos.
Todavia, parece existir um abismo entre aquelas que estão lutando por nós e as que vivem matando um leão por dia, com atividades e responsabilidades domésticas, sendo mães, esposa, filha, dona de casa e, além de tudo, trabalhadora.

O que há em comum entre elas além do fato de terem nascido mulheres? MUITO! Em ambos os casos, elas sofrem com as atividades diárias, precisam dedicar horas com tarefas dos filhos, cuidam daqueles que estão envelhecendo na família e ainda precisam reservar um tempo para apenas ser mulher.
Teria diferença? Qual? É que aquelas que nos representam estão ocupando um espaço público que, como o próprio nome diz, também é seu!

Convido você a deixar de lado todos os preconceitos com a política para dar um mergulho no nosso passado, a fim de compreendermos como pode se dar o processo de sair da condição de “resolvedera” de problemas do mundo familiar para a condição de estrategista que, além de resolver problemas de nossa sociedade, vai ter mais tempo para simplesmente ser mulher.
Vamos juntas?

*Gisela Pereira, mãe, mulher, professora e vereadora

Compartilhe este artigo